Catequese

Catequistas da Forania Morumbi se reúnem para uma manhã de formação e espiritualidade

Catequistas da forania Morumbi participam de formação sobre a Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Antiquum Ministerium pela qual se institui o ministério do catequista do Papa Francisco.
 |  Wellington Oliveira | Pascom Paroquial  |  Diocese

Na manhã do dia 03 de junho, na conclusão do primeiro semestre, cerca de 53 catequistas da forania Morumbi se reuniram com o Assessor Forâneo, padre Elinaldo Ferreira de Oliveira, no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Ferreira, para um momento de formação e espiritualidade.

A acolhida teve início às 8h30 com a oração diante do Santíssimo Sacramento, onde foram colocadas as intenções por todos os catequistas que são chamados a anunciar a Palavra de Deus. O pedido teve ainda a intenção de que todos possam renovar o compromisso de colaborar e comunicar com coragem, com criatividade, com a força do Espírito Santo a Palavra de Deus.

Raylson Araújo, professor do IDTEO (Instituto de Teologia Dom Veremundo Tóth) conduziu o tema sobre a Carta Apostólica em forma de Motu Proprio Antiquum Ministerium pela qual se institui o ministério do catequista do Papa Francisco.

Numa belíssima explanação, ficou clara a importância do ser catequista e reforçou o papel nas frentes de evangelização das paróquias e comunidades. “É necessário reconhecer a presença dos leigos e leigas que, em virtude do seu batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese”, disse.

E recordou o que diz o Papa Francisco sobre a identidade do catequista: “O catequista é testemunha da fé, mestre e mistagogo, acompanhador e pedagogo que instrui em nome da Igreja. Uma identidade que só mediante a oração, o estudo e a participação direta na vida de comunidade é que se pode desenvolver com coerência e responsabilidade”.

Na conclusão, foi aberta a partilha sobre o tema, onde, os catequistas puderam expor as diversas experiências na missão de comunicadores da Palavra.

A participação de cada catequista merece um agradecimento, já que nas mais diversas realidades da forania do Morumbi colaboram para que o Evangelho chegue ao coração das crianças, Jovens e catecúmenos.