Câmara Eclesiástica ganha dois novos auditores e um notário

 |  Redação  |  Diocese
Andrea Rodrigues

Em funcionamento desde setembro de 2016 a Câmara de Instrução Processual para as Causas de Nulidade Matrimonial da Diocese de Campo Limpo, realizou no mês de maio a nomeação de dois novos auditores, padres Antonio Ferreira Gonçalves e Edmilson da Silva Behring e um notário, o seminarista Robson Tadeu Borges Ribeiro.

A igreja católica possui um ordenamento jurídico que atende as necessidades da vida pastoral, dentre as quais se destaca o sacramento do matrimônio. A Câmara da Diocese é uma extensão do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo e têm como objetivo aproximar o tribunal daquelas pessoas que buscam verificar a possibilidade de obter a Declaração de Nulidade de um Matrimônio que chegou a falência.

Desde a instalação da Câmara, vários processos já tiveram andamento e sentenças decretadas, seja pelo Bispo Diocesano, seja pelo Tribunal. Os processos têm três classificações: ordinário, breve e documental.

Um dos benefícios de ter a Câmara na Diocese é que as partes não são apenas ouvidas, acontece à orientação e é possível obter ajuda na preparação da documentação a ser enviada ao Tribunal, diminuindo assim o tempo na espera pelo resultado.

Outro benefício é o valor reduzido, o que ajuda com que todas as pessoas que entrem com o processo de nulidade possam custear. Anteriormente processos desta natureza poderiam custar até onze salários mínimos, hoje o custo total não chega à metade disto.

Quem tiver interesse na declaração de nulidade de seu matrimônio deve primeiramente, procurar o pároco do seu território de domicílio que indicará como são feitos os agendamentos para a entrevista com o padre André Dimas ou padre Everton Marqui Domingues, na cúria ou ainda na subcúria com o Monsenhor Carlos Parede.

A Câmara de Instrução Processual para as Causas de Nulidade Matrimonial da Diocese de Campo Limpo funciona na Cúria Diocesana: Rua Lira Paulista, 30 – Jd. Bom Refúgio – Tel: 11 3584-9005 (Fátima Andrade).

A subcúria fica dentro do Centro Missionário e Pastoral: Rua Audálio Gonçalves dos Santos, 268 – Jd. Thomás – Tel: 5894-1309 R. 20 (Hélia).