Ano do Laicato e aniversário de Dom Luiz são celebrados na Catedral

No sábado aconteceu a abertura diocesano do Ano Nacional do Laicato; as paróquias o abriram no domingo, dia 26.

 |  Redação  |  Diocese
Setor Comunicação

No sábado, 25 de novembro, celebrando a Solenidade de Cristo Rei do Universo, deu-se início na Diocese de Campo Limpo o Ano Nacional do Laicato. Também houve a comemoração dos 72 anos de vida do bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes.

Com a presença de fiéis representando as diversas realidades pastorais e movimentos da Diocese a Catedral Diocesana ficou cheia e um detalhe chamou a atenção de todos: simbolizando a missão dos leigos, cada pastoral, movimento e associação de fiéis entrou com uma bandeira representando o movimento.

O Seminarista André Abreu recitou um cordel de própria autoria especialmente feito para a ocasião. No cordel André procurou retratar o papel dos cristãos leigos no mundo, além da importância dos diversos trabalhos pastorais exercidos pelos leigos em todas as áreas.

Entusiasmado com a visibilidade da atuação da Igreja, logo no início da celebração Dom Luiz afirmou: "Algumas pessoas me perguntam: 'Como um bispo pode dar conta de uma diocese tão grande?' Se fosse apenas o bispo trabalhando, seria impossível. Mas são muitos os que trabalham no pastoreio, no cuidado dessa população tão grande de irmãos e irmãs. E a minha resposta foi visualizada aqui hoje".

"Também me lembrei de um bispo que dizia assim: 'Quem conhece o bispo em são Paulo? Ninguém conhece o bispo'. Dom Luiz, a partir deste questionamento reflete: "Não é necessário que todos conheçam o bispo; é necessário que todos conheçam a Igreja, que não está apenas aqui,mas se faz presente através de todos os irmãos que ouviram o chamado de Cristo, entregaram sua vida a Ele, serviram como discípulos e missionários dEle", acrescentou Dom Luiz.

Ao final da Missa um folheto explicativo do Ano do Laicato foi distribuído a todos os participantes. No folheto há indicações do objetivo do Ano Nacional, qual o papel dos cristãos leigos e também as principais atividades que irão marcar o Ano do Laicato. Junto ao folheto foi anexado uma embalagem contendo sal com o propósito de lembrar a vocação de ser sal da terra. Em outra embalagem havia sementes de girasol, lembrando que todos devem estar voltados ao Cristo.

Padre Rodolfo Marinho fez uma proposta: no encerramento do Ano do Laicato todos trazerem um girasól plantado a partir das sementes recebidas nesta missa.
Há ainda um ícone da Sagrada Família, símbolo do Ano do Laicato, que irá percorrer todas as 102 paróquias da Diocese a partir de fevereiro. O cronograma da visita do ícone às paróquias deve ser apresentado no início de 2018.

Homilia

Durante a homilia Dom Luiz, destacando primeiramente a Solenidade de Cristo Rei, chamou a atenção para as leituras e para o significado de Jesus ser o verdadeiro Rei dos cristãos.

"Há uma só condição que Deus coloca para nossa Salvação. E dessa condição nem Ele mesmo pode nos dispensar: é que nós amemos. Essa é a condição para toda a humanidade. É impossível alguém que não ame ser feliz. Ele quer que o amor vá para adiante, pois Ele se identifica com todos aqueles que sofrem, que necessitam de carinho, de zelo, de cuidado", comentou Dom Luiz sobre o Evangelho proclamado.

A respeito do Ano do Laicato Dom Luiz lembrou que é através dos diversos ambientes onde os fiéis leigos estão inseridos que eles são fermento na massa. "É através desta presença constante no mundo, na sociedade e nas famílias que o Cristo chega aos corações, além de poder provocar nestes ambientes transformações que são dignas dos valores do Reino de Deus".

Ao mesmo tempo é através do retorno dado pelos fiéis que a Igreja é capaz de ir em busca de respostas e iniciativas que correspondam ao tempo presente.

Aniversário de Dom Luiz

Mesmo que a ênfase do dia tenha sido a Abertura do Ano do Laicato e a própria solenidade de Cristo Rei do Universo ao final da Missa houve uma breve homenagem ao aniversariante do dia. Dom Luiz recebeu com carinho algumas crianças que foram parabenizá-lo, além de seus familiares que também compareceram a Missa para o prestigiar. Após cantar parabéns ao bispo, todos ganharam um pedaço de bolo

Dom Luiz completa 72 anos de vida, dos quais está há 9 anos como bispo diocesano de Campo Limpo.

O Ano do Laicato

O Ano Nacional do Laicato surgiu por iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). A partir do tema "Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Os fiéis leigos são aqueles que, sendo batizados, realizam sua missão de cristãos na sociedade e na própria Igreja. Leigo aqui não é sinônimo de pouco entendimento, mas de uma categoria de fiéis, assim como o clero e os religiosos são categorias de fiéis na Igreja.

O objetivo geral do Ano do Laicato é “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Segundo dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato "O que nós queremos atingir é a transformação da sociedade. Os cristãos leigos e leigas devem ser sal e luz no mundo, na sociedade. Purificar os mecanismos da sociedade que nós temos, que aí sim a graça do batismo seja de fato o sacramento que transforma, que ilumina".

O Ano Nacional do Laicato está previsto para ser concluído em 25 de novembro de 2018, Solenidade de Cristo Rei do Universo.