A Semana Santa na Catedral de Campo Limpo

Participe das celebrações litúrgicas realizadas para marcar a recordação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

 |  Redação  |  Diocese
Divulgação

O site diocesano apresenta a programação da Semana Santa e do Tríduo Pascal para a Catedral Sagrada Família. A Missa do Crisma, celebrada na manhã da Quinta-feira Santa, na qual serão abençoados os óleos dos sacramentos do Batismo e da Unção dos Enfermos, e consagrado o óleo do Crisma, reunirá todo o clero diocesano na Catedral para a renovação das promessas sacerdotais.

Tríduo Pascal

Durante a Semana Santa, o tríduo (quinta, sexta e Sábado Santo) prepara para o Domingo de Páscoa. Na quinta-feira Santa, celebramos a instituição da Eucaristia e missa da Ceia do Senhor ou popularmente conhecida como “Lava-pés”, onde o sacerdote lava os pés de algumas pessoas para repetir o gesto de Cristo, que mesmo sendo o Senhor, fez-se servo lavando os pés dos apóstolos.

Quinta-feira Santa (29 de março)

9h30 - Missa do Crisma

-Bênção dos Óleos Santos

-Consagração do Santo Crisma

-Renovação da Promessas Sacerdotais

20h30 - Missa da Ceia do Senhor

-Lava-pés

-Transladação do Santíssimo

-Vigília Eucarística até as 0h

O único dia do ano em que não há a santa missa é a sexta-feira da Paixão. Neste dia os cristãos adoram a Santa Cruz, porque, ela que era na antiguidade símbolo da morte e do castigo, foi usada por Jesus para a salvação da humanidade, Jesus morrendo na Cruz, transmite a vida.

Sexta-Feira Santa - Paixão (30 de março)

05h - Hora Santa

-Até às 12 h (grupos e pastorais)

15h - Solene Ação Litúrgica

-Leituras e Oração Universal

-Adoração da Cruz e Comunhão

19h - Via Sacra

-Meditada e Cantada nas ruas

No Sábado a igreja celebra um grande silêncio, é o dia entre a morte a Ressurreição de Jesus que desce à mansão dos mortos para anunciar a salvação. A Vigília Pascal tem relação direta com a preparação para a Páscoa do Cristo e acontece a noite, é nesta celebração que se canta o aleluia pascal, omitido os 40 dias da quaresma, é a celebração da Ressurreição de Cristo.

Sábado Santo Vigília Pascal (31 de março)

20h30 - Solene Vigília Pascal

-Bênção do Fogo

-Bênção da água

-Renovação das Promessas do Batismo

-Batismo, Eucaristia e Crisma dos Catecúmenos

Domingo de Páscoa (01 de Abril)

9h - Missa presidida por Dom Luiz Antônio Guedes

19h - Missa presidida por Dom Emílio Pignoli (Bispo Emérito)

Uma grande demonstração de fé, religiosidade e devoção, que tem início no Domingo de Ramos, celebração que recorda a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém e termina no Domingo de Páscoa, com a celebração da ressurreição.