Novos Bispos

Novos bispos visitam entidades e organismos vinculados à CNBB sediados em Brasília

 |  CNBB  |  Igreja no Brasil
CNBB

O grupo que participa do 33º Encontro para Novos Bispos realizou visitas institucionais na manhã desta quinta-feira, 28 de fevereiro. Eles tiveram oportunidade de conhecer as sedes da Edições CNBB, do Centro Cultural Missionário (CCM) e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), além das instalações da Casa Dom Luciano. O encontro com bispos de recente nomeação é promovido pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na sede da Edições CNBB, puderam conhecer o processo de produção das publicações oficiais da CNBB, dos subsídios e outros materiais preparados pela editora. No CCM, foram recebidos pelo diretor, padre Djalma Antônio da Silva, que apresentou as instalações e serviços formativos oferecidos pela entidade.

Os bispo conheceram também a estrutura da Casa Dom Luciano, espaço da CNBB voltado para encontros e retiros. O bispo de Colatina (ES), dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, falou sobre a vida do Servo de Deus que dá nome à casa. Dom Lauro foi ordenado diácono e presbítero por dom Luciano e atuou como postulador da causa de beatificação e canonização do ex-presidente da CNBB, que é considerado Servo de Deus pela Igreja.

Já na sede das POM, o grupo pôde conhecer as Obras Pontifícias existentes no Brasil, seus objetivos, projetos e ações. A apresentação foi realizada pelo secretário da Pontifícia União Missionária, padre Antonio Niemiec; pela secretária da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, irmã Antonia Vania de Sousa; e pelo secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, padre Genilson Sousa.

Dom Maurício da Silva Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), e diretor das POM entre 2016 e 2022, apresentou a Campanha Missionária, organizada todos os anos pelas POM no Brasil, durante o mês de outubro.

Na parte da tarde, os bispos acompanham uma formação sobre direito canônico conduzida pelo arcebispo de Ribeirão Preto e presidente da Assessoria Jurídico-Canônica da CNBB, dom Moacir Silva.