CEN

Inauguração da Casa do Pão e pronunciamento oficial marcam o último dia do 18º CEN

A atividade inaugural da Casa do Pão ofertou um café da manhã com mil refeições para os bispos e os futuros assistidos do projeto.
 |  Imprensa 18º CEN  |  Igreja no Brasil
Comunicação 18º CEN

A inauguração da Casa do Pão, marco do 18º CEN, será realizada às 9h na sede do espaço, localizada na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio. A atividade inaugural irá ofertar um café da manhã com mil refeições para os bispos e os futuros assistidos do projeto. Os preparativos dos alimentos têm início às 5h30, no convento de Santo Antônio, na mesma localidade.

A feitura das refeições contará com o auxílio de 120 voluntários, que já realizam trabalhos ligados a inúmeras ONGs e Pastoral do Povo de Rua do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2).  Para os moradores em situação de rua, o projeto Banho do Bem irá garantir a higiene pessoal.

O ato inaugural contará com o pronunciamento do legado pontifício, do António Marto, e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Na sequência, o corte simbólico da fita e o descerramento de placa conclui a cerimônia.

As mil refeições serão postas à mesa e servidas em marmitas numa estrutura que será montada no mesmo logradouro, e irá ofertar – entre as opções do cardápio – cuscuz, bolo, sanduiche, suco e café.

Atividades no Centro de Convenções de Pernambuco e no Marco Zero

A tarde foi reservada para a programação final do 18º CEN. No Centro de Convenções de Pernambuco (CEN), a Feira Católica e as Exposições Testemunhas de Santidade e das Pastorais Sociais, tem início logo mais, às 8h, com encerramento às 14h. A partir das 15h, os fiéis irão se reunir no Marco Zero, no Bairro do Recife.

A programação final do evento contará com as apresentações musicais do padre Damião Silva, anfitrião da celebração de encerramento e show do padre Reginaldo Manzotti. As participações serão realizadas no palco montado no local, às 15h.

A Celebração Eucarística de Conclusão do congresso terá início na sequência, às 16h. Uma procissão inicial terá como ponto de partida a Igreja Madre de Deus, na mesma região. O cortejo seguirá pela Boulevard Rio Branco até a praça do Marco Zero. O rito contará com a presença de aproximadamente 1.200 padres e 200 bispos, que participaram do 18º Congresso Eucarístico Nacional. Os religiosos irão concelebrar com o cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima, em Portugal, enviado especial do Papa Francisco, Dom António Marto.

Após o rito litúrgico, uma procissão com o Santíssimo Sacramento – ato solene em que a Eucaristia é levada num ostensório pelas vias, com cânticos e participação do povo cristão dando testemunho público de fé e de piedade – vai seguir até o pátio da Basílica do Carmo do Recife, num percurso de 3,5 km.

O cortejo sairá após a celebração religiosa, com previsão às 18h, e seguirá pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Avenida Dantas Barreto e Pátio da Basílica do Carmo.