Grecom

Grupo de Reflexão sobre Comunicação realiza primeira reunião presencial desde 2020 e planeja fluxo de trabalho

O presidente da Comissão Episcopal para Comunicação Social, dom Valdir José de Castro, abriu a reunião manifestando a alegria de poder encontrar com o grupo.
 |  CNBB | Marcus Tullius  |  Igreja no Brasil
CNBB

O Grupo de Reflexão sobre Comunicação, Grecom, da Comissão Episcopal para Comunicação Social (Cepac) da CNBB, realizou reunião presencial neste domingo, 14, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida, após o término do 8º Encontro Nacional da Pascom. É a primeira vez que os membros se encontram presencialmente desde a reconstituição do grupo, em 2020.

O bispo de Campo Limpo e presidente da Comissão Episcopal para Comunicação Social, dom Valdir José de Castro, abriu a reunião manifestando a alegria de poder encontrar com o grupo, agradecendo a disponibilidade de cada um pela sua contribuição à Igreja no Brasil e passou a condução da reunião ao coordenador do Grecom, professor Moisés Sbardelotto.

Sbardelotto destacou a importância da reunião para o reencontro de alguns membros e o primeiro encontro para outros, já que o Grecom começou seus trabalhos em plena pandemia.
“Junto à comissão atual, decidimos os próximos passos a serem dados, sempre com o propósito de colaborar com a reflexão eclesial sobre os desafios da comunicação. Certamente, virão muitos bons frutos pela frente”, afirmou.

Fluxo de trabalho

Durante a reunião, foi definido um fluxo de trabalhos do grupo para atender às necessidades da Cepac, como a reflexão de temas para os eventos, especialmente o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) e o Encontro Nacional da Pascom, e a produção de subsídios.

O primeiro subsídio será uma contribuição prévia para o 14º Muticom que será celebrado de 25 a 28 de setembro de 2025, em Manaus, e terá como tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade”.

Este trabalho responde a uma das atribuições do grupo, conforme o parágrafo 321 do Diretório de Comunicação, que é de “disseminar textos de subsídios para reflexão e aperfeiçoamento da comunicação nas comunidades eclesiais, assim como artigos e livros especializados em comunicação”.

O grupo também definiu que Aline Amaro será co-coordenadora e Marcus Tullius ficará responsável pela comunicação. São integrantes do Grecom, os pesquisadores Aline Amaro da Silva, Claudenir Modolo Alves, Joana Puntel, Magali do Nascimento Cunha, Marcus Tullius, Moisés Sbardelotto, Ricardo Alvarenga, os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Osnilda Lima e padre Tiago Sibula, e o presidente da Comissão para a Comunicação, dom Valdir José de Castro.