Mensagem aos professores

Encontro pastoral envia Mensagem aos professores e professoras paulistas

Reunidos em Aparecida (SP) para a realização da 43ª edição da Assembleia das Igrejas Particulares, lideranças pastorais lançam Carta aos educadores e educadoras por ocasião do Dia do Professor.
 |  Pe. Tiago Barbosa (Regional Sul 1)  |  Igreja no Brasil
Foto: Andrea Rodrigues

Neste sábado, dia 15 de outubro, dedicado aos professores e professoras, representantes das seis arquidioceses e 36 dioceses do Estado de São Paulo, reunidos em Aparecida (SP), enviaram Mensagem aberta a todos os educadores e educadoras paulistas.

Os arcebispos, bispos, padres, religiosos, leigos e leigas que participam da 43ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP) de ontem, dia 14, até amanhã, dia 16, em nota, saudaram fraternalmente os destinatários por ocasião do Dia do Professor: “muito obrigado pelo que vocês são e significam na vocação de ensinar crianças, adolescentes, jovens e adultos”.

No texto, as lideranças pastorais paulistas agradecem a dedicação dos professores e professoras na formação integral da população e os parabenizam “por falarem com sabedoria e ensinarem com amor”.

Retomando a Campanha da Fraternidade (CF) de 2022, que trata da Educação, a Mensagem afirma que “hoje mais do que nunca é preciso ‘trabalhar por uma educação que promova a vida acima de qualquer outro valor, ajudando a resgatar a dignidade de cada pessoa humana, num exercício permanente de fraternidade e solidariedade que contribuirá para o surgimento e desenvolvimento de uma nova humanidade’ (Texto-base da CF 2022, nº 122)”.

A nota, assinada pela Presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comunhão com os participantes da AIP, convida os educadores e educadoras “a estarem bem atentos ao Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco, em vista de uma educação integral e inclusiva, capaz de uma escuta paciente e de um diálogo construtivo, no qual a unidade supere o conflito”.

No final, a Mensagem indica que “sonhemos juntos e trabalhemos pela construção da Civilização do Amor, educando para o novo humanismo, o humanismo solidário. Um grande e fraterno abraço a todos. Parabéns pelo Dia do Professor!”.

pdfMensagem para os Professores