Paróquia São Pedro Fourier e São Luiz Gonzaga acolhe a equipe do SAL para a Jornada Litúrgica

Paróquia São Pedro Fourier (Forania Campo Limpo) e Paróquia São Luís Gonzaga (Forania Mirim-Guaçu) acolhem a equipe do SAL para a Jornada Litúrgica Diocesana

 |  Por Sem. João Paulo Barbosa  |  Diocese

“A Igreja é rica em seus ritos e atos litúrgicos, por isso precisamos aprender bem para melhor celebrar”, disse Joseli da Paróquia São Pedro Fourier, local onde ocorreu a II Jornada Litúrgica da diocese com a equipe do Serviço de Animação Litúrgica (SAL) nos dias 21 e 22 de abril.

Na parte da manhã do dia 21 de abril, a formação ocorreu para as crianças da catequese, seus pais e os coroinhas com o tema “A Missa é o Céu na terra”, frase de São João Paulo II, onde se abordou a importância e os significados dos ritos da Santa Missa. Na tarde do mesmo dia, o encontro aconteceu com os ministros extraordinários da sagrada comunhão e alguns crismandos, e na tarde do dia 22 a formação se estendeu a todos os leigos; em ambos os dias foi abordada a liturgia de modo geral: os sacramentos, a música litúrgica, o modo de se proferir os textos litúrgicos e a missa parte por parte.

Nos dias 16 e 17 de maio, foi a vez da Paróquia São Luís Gonzaga acolher a equipe do SAL para a Jornada Litúrgica. Também com formações sobre a “Missa parte por parte”, todos os grupos pastorais da paróquia e alguns leigos interessados foram envolvidos no projeto, onde puderam aprender um pouco mais sobre o desenrolar da Liturgia na vida da Igreja.

Em todos os encontros os participantes puderam expor e tirar suas dúvidas a respeito dos assuntos abordados: “O desejo não é apontar o que é certo ou errado nas celebrações litúrgicas, mas sim instruir a todos sobre o que ensina a Igreja”, salientou Pe. Fausto, assessor diocesano da Liturgia.

Em cada paróquia, o ponto culminante da Jornada se deu com a “Missa catequética” presidida por Pe. Fausto, onde de modo sucinto e sem atrapalhar o decorrer da celebração, foram explicados os ritos da Santa Missa.

Próximas jornadas litúrgicas

15 a 17/06/18 - Paróquia Sagrado Coração de Jesus - (Capão Redondo).

06 a 08/07/18 - Paróquia São Vicente - Embu

20 a 22/07/18 - Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus - Mirim Guaçu.