Com entusiamo, fiéis celebram Nossa Senhora Aparecida na Catedral

Unidos ao Brasil inteiro, os fiéis que vieram à Catedral Sagrada Família nesta quinta, 12 de outubro, celebraram com muita alegria e entusiasmo a festa da padroeira do Brasil.

 |  Redação  |  Diocese

Recordando os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul e os milagres que, desde então, aconteceram através da intercessão de Maria, o Brasil inteiro esteve em festa recordando os benefícios alcançados por intermédio da mãe Aparecida.

A Catedral Sagrada Família ficou repleta de devotos e fiéis que vieram se unir a todos os brasileiros que celebraram a data. Antes da Missa Solene, presidida por Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, houve uma procissão pelas ruas próximas à Catedral com a imagem de Nossa Senhora Aparecida; animados pelos cânticos e orações, todos se concentravam ao redor do andor que portava a imagem de Maria, sob o título de Aparecida.

Durante a homilia Dom Luiz recordou lições que aprendeu na infância, com sua catequista. Esta lição apresenta a relação de Maria com cada uma das pessoas da Trindade: Maria é filha, mãe e esposa de Deus. Mãe de Jesus, filha de Deus Pai e esposa do Espírito Santo. Evidentemente, neste caso, não se trata de um vínculo matrimonial como o habitual, mas esta comparação se dá pela obra operada pelo Espírito Santo na concepção de Jesus no ventre de Maria.

Além disso, o bispo recordou os benefícios com os quais Maria foi revestida em vistas de ser a Mãe do Salvador: a preservou do pecado original, sem tirar sua liberdade. Deus preparou uma mãe que tivesse condições de acolher em seu ventre aquele que é maior que todo o universo.

Em outro momento marcante da homilia Dom Luiz relatou o milagre operado na vida de uma senhora que, sendo evangélica, não acreditava na intercessão de Maria. O papel de Maria como intercessora também aparece nas leituras proclamadas durante a Missa, sobretudo no livro de Ester, que ilustra o episódio em que a rainha intercede junto ao rei pela vida do seu povo.

Nicho de Nossa Senhora

Ao final da Missa foi anunciado uma singela homenagem a Nossa Senhora por ocasião das comemorações dos 300 anos: a partir de novembro a Catedral passará a ter um nicho para a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Sua aparência será bastante semelhante ao que se encontra no Santuário Nacional de Aparecida e levará, num espaço apropriado no próprio nicho, os nomes de todos os fiéis que estão colaborando com a produção do nicho.

A Imagem que irá permanecer no novo nicho será a mesma que foi doada pelo Santuário Nacional para peregrinar pelas paróquias e comunidades. Depois de ter percorrido todas as partes da Diocese, visitando não apenas as igrejas, mas também famílias, hospitais e presídios, a imagem irá permanecer na igreja mãe da Diocese, a Catedral.

O Ano Mariano, celebrado em todo território nacional se encerrou. É momento de agradecermos a Deus pelos frutos obtidos ao longo deste ano: graças e bênçãos em abundância através da intercessão materna de Maria, pessoas que se reaproximaram de Deus, e o estimulo à devoção mariana.

Veja algumas imagens da Missa