De 25 a 27/02, acontece no Vaticano seminário em vista do Sínodo para a Pan-Amazônia

Vatican News | Segunda, 25 Fevereiro 2019 09:56
De 25 a 27/02, acontece no Vaticano seminário em vista do Sínodo para a Pan-Amazônia Vatican Media

Em vista da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos sobre o tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, prevista para outubro próximo, a Secretaria Geral do Sínodo organiza um Seminário de Estudos dias 25 e 27/02, no Instituto S. M. Bambina, no Vaticano. O tema do encontro é: “Rumo ao Sínodo Especial para a Amazônia: dimensão regional e universal”.

No primeiro dia serão examinados alguns aspectos eclesiais e pastorais à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium; o segundo dia abordará questões relacionadas com a promoção da ecologia integral no horizonte da Encíclica Laudato si’; no último dia será realizada uma síntese das perspectivas que surgiram e uma comunicação sobre o caminho de preparação ao Sínodo.

O cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, fará a abertura e a conclusão dos trabalhos. O Seminário contará com a presença dos Presidentes das Conferências Episcopais da Amazônia, de alguns outros bispos e especialistas da Amazônia e de outras áreas geográficas. Desta forma, será possível, entre outras coisas, destacar a relação entre a particular situação eclesial e ambiental da Amazônia e outros contextos territoriais semelhantes.

Do Brasil, participam o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e presidente da Repam; dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima; padre Orivaldo da Costa da diocese de Parintins (AM); reverendo José Raimundo dos Santos, da Pontifícia Universidade Lateranense; Maria Henriqueta Ferreira Cavalcanti, membro da Comissão de Justiça e Paz do regional Nordeste 2; padre Ricardo Gonçalves Castro; padre Thierry Linard, do Observatório de Justiça Ambiental dom Luciano Mendes de Almeida; professor Francisco Loebens, CIMI; antropóloga e professora Moema Marques de Miranda; dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Marajó (PA); e irmã Maria Inês Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).