fbpx

Paróquia São José Operário vira pauta na TV Canção Nova

Sede do Projeto Integra-Ação, a paróquia abriga diversas atividades voltadas para a população

Aline Pigozzi | Segunda, 09 Março 2020 08:28
Paróquia São José Operário vira pauta na TV Canção Nova Arquivo paroquial

No último sábado, dia 07 de março, a Paróquia São José Operário, da forania de Campo Limpo, recebeu a produção da TV Canção Nova para a gravação de uma matéria sobre o Projeto Integra-Ação, realizado nas dependências da igreja.

O projeto, iniciado em 2016 por iniciativa do pároco da paróquia, padre Francisco Glênio de Almeida e colegas da área de psicoterapia psicanalítica, tem como objetivo oferecer serviço de atendimento psicanalítico e desenvolvimento pessoal de qualidade para a população.

Apesar de ser sediado na São José Operário, o Integra-Ação não é vinculado à paróquia e, portanto, não se restringe a atender somente pessoas religiosas. E o mesmo vale para os profissionais envolvidos.

O projeto é dividido em três pilares: área psicanalítica, área clínica e oficinas. Em cinco anos, mais de 800 pessoas de todas as idades já foram atendidas e a iniciativa já se espalhou por vários bairros de São Paulo.

Bastidores da reportagem

Durante a gravação da matéria, o repórter cinematográfico e o jornalista André Cunha conheceram as dependências da igreja, as salas de atendimento e puderam acompanhar algumas atividades que acontecem aos sábados, como aula de pilates, balé infantil, artesanato, atendimento de biomagnetismo e puderam até experimentar a acupuntura.

Padre Glênio, ao ser entrevistado, mencionou a parábola “O Bom Samaritano” – tema da Campanha da Fraternidade 2020 – para explicar a essência do projeto, que visa reunir profissionais de diversas áreas dispostos a oferecer seus conhecimentos a serviço do povo, por um valor justo e acessível. “Somos todos voluntários e a troca é mútua. Ganha quem é atendido e ganha também quem atende, pois ambos compartilham conhecimentos, se desenvolvem e se dignificam”, completou o padre que também atende como psicanalista.

Marcelo Galvão, um dos diretores do Integra-Ação, contou sobre os desafios de como manter de forma independente um projeto que acontece em grande parte dentro da igreja, assim como o desafio de estabelecer o conceito de projeto social, mesmo com a cobrança dos serviços. “Muitas pessoas achavam que seria de graça, mas o que cobramos é um valor social, tanto para que elas se responsabilizem e se comprometam com o atendimento, quanto para a manutenção do projeto”, explicou Marcelo.

Ainda foram entrevistados Miriam Rebello, outra diretora do projeto, o casal Sandovaldo e Marinalva, que participa do grupo de aconselhamento para casais e Thais Sampaio, primeira paciente em psicoterapia e primeira oficineira do projeto. “Eu comecei a terapia por necessidade e já fazem quatro anos que eu frequento. Me ajuda muito, inclusive a enxergar minha capacidade de transmitir meus conhecimentos para outras pessoas. Isso é muito gratificante!”, expressou Thais, que deu aulas de confeitaria para crianças e adultos.

Projeto em expansão

Atualmente, são 42 psicólogos atendendo cerca de 230 pessoas, seja utilizando as salas da igreja, ou atendendo em seus próprios consultórios em diversos bairros de São Paulo. Além disso, há diversas oficinas acontecendo todos os dias nos salões da paróquia e também atendimento clínico, como podologia, nutricionista e muito mais.

Mas não para por aí! A fim de atender uma demanda crescente, em breve o Integra-Ação terá um novo polo de atendimento, que será nas salas da Paróquia Santa Isabel, no Jardim Rosana. Para saber mais detalhes sobre o projeto,ver a lista completa de atividades, ou se inscrever para os atendimentos, acesse https://www.integraacao.org/.

A reportagem sobre o Projeto Integra-Ação será transmitida nessa segunda-feira, 09 de março, no jornal Canção Nova Notícias, que começa às 18h45 para todo o Brasil, na TV Canção Nova. Fique ligado!

 

4
8
7
6
5
3
2
1