fbpx

Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) apresenta linhas de ações para Assembleia Diocesana de 2020

Redação | Segunda, 10 Fevereiro 2020 16:27
Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) apresenta linhas de ações para Assembleia Diocesana de 2020 Andrea Rodrigues

No dia 08 de Fevereiro, aconteceu no Salão Sagrada Família, a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado, conduzido pelo Padre Marcos Joaquim Patrício, Coordenador de Pastoral. O encontro contou com a presença de Vigários Foranêos, Delegados Paroquiais, Assessores e Coordenadores Diocesanos de Pastoral, representantes das novas comunidades e movimentos diocesanos e do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes.

Depois da oração inicial, Dom Luiz acolheu a todos e foi apresentada a metodologia de trabalho para a reunião. O primeiro ponto foi à apresentação, pelo Padre Andre Vascon, da caminhada em preparação a 28ª Assembleia Diocesana de Evangelização 2020, marcada para o dia 24 e outubro.

A Assembleia acontecerá em três etapas: Paroquial, Foranial e Diocesana. De abril a junho às paróquias realizarão suas próprias assembléias baseadas em um subsídio com quatro pilares, que visa primeiro, entender a cultura urbana no contexto paroquial, segundo, refletir sobre a vida comunitária nas paróquias e por último fazer uma avaliação do caminho pastoral percorrido à luz das 10 metas diocesanas. Depois de todo o caminho percorrido cada paróquia elaborará cinco propostas pastorais para cada um dos pilares.

De Julho a Agosto as Assembleias serão Foraniais, com a apresentação das propostas pastorais de cada paróquia e a seleção de três propostas pastorais para cada um dos pilares e o envio dos resultados para o Setor Pastoral. A etapa final acontecerá entre setembro e outubro. O subsídio estará disponível em breve.

Aconteceu ainda à apresentação breve da primeira Etapa do Projeto Escuta da Juventude, feita pelo Padre Rodolfo Camarotta: “A ideia do projeto é justamente escutar os jovens, no sentido mesmo de ouvir as expectativas e perspectivas. Peço a ajuda de todos vocês para que este projeto alcance toda a juventude da diocese”. O projeto acontecerá em algumas etapas durante o ano, um folheto explicativo foi enviado para todas as paróquias e outras informações podem ser obtidas através do Setor Juventude.

Depois, o Setor Comunicação, por meio da jornalista Andrea Rodrigues, apresentou o relançamento da Revista Vida & Missão, um periódico que existe há mais de 40 anos e que a partir do próximo mês volta a circular trimestralmente. Totalmente formativa a primeira edição é sobre Maria, Mãe de Deus e nossa. O valor da assinatura será revertido para a formação dos futuros sacerdotes da diocese e a assinatura pode ser feita através do site diocesano ou pelo whatsApp 11 3584-9036.

Uma pausa para o lanche e na volta, Padre Marcos Patrício anunciou oficialmente a Festa Diocesana da Unidade, que este ano acontecerá no dia 31 de maio, no Ginásio de Esportes de Itapecerica da Serra, todos os participantes foram convidados para em grupos, fazer propostas para a festa, baseado na experiência das comemorações dos 30 anos, que aconteceu ano passado. Encerrando o encontro, Dom Luiz abençoou todos os participantes. O próximo CDP acontecerá dia 16 de maio.

IMG3892
IMG3911
IMG3894
IMG3901
IMG3895
IMG3942
IMG3926
IMG3920
IMG3914
IMG3907
IMG3899
IMG3968
IMG3887
IMG3969
IMG3972
IMG3977