Paróquia São Sebastião festeja seu padroeiro

Redação | Quinta, 23 Janeiro 2020 10:46
Paróquia São Sebastião festeja seu padroeiro Andrea Rodrigues

A paróquia São Sebastião, forania Campo Limpo, celebrou a Festa do seu padroeiro no dia 20 de Janeiro cumprindo uma intensa programação que incluiu pela primeira vez durante a novena, um Cerco de Jericó.

Centenas de pessoas, devotas e animadas, das quatro comunidades que compõe a paróquia, lotaram a matriz às 20 horas, para render graças a Deus. Com programação religiosa e pastoral, a festa contou com missa todos os dias, além de almoço comunitário e procissão solene pelas ruas do bairro com a imagem de São Sebastião à frente com coreografia de bandeiras ritmada em alguns momentos.

Com o tema: ‘Sou católico e amo a minha Igreja’, padres convidados meditaram temas como: fé, sacramentos, liturgia, obediência, Igreja, Dízimo, Ação Pastoral, vocação e missão, durante os nove dias da novena.

A programação no dia da festa incluiu alvorada com a oração das laudes e um café comunitário. Ao meio dia o Ofício de São Sebastião começou ao soar dos sinos. Muitas pessoas trabalharam para preparar o bolo que foi servido no final da missa.

O pároco, padre Hailton Alves de França, bastante animado, celebrou a missa do padroeiro, acompanhado do vigário, padre Raimundo Nonato, do diácono Permanente Ronaldo dos Santos e alguns convidados.

Em sua homília destacou a vida de São Sebastião como um grande exemplo de coragem: “São Sebastião é para nós modelo de perseverança e coragem, ele que não desanimou, aprendeu a se levantar e a continuar lutando, despiu-se da armadura de soldado, mas nunca da coragem e da fé”.

E falou ainda sobre a festa do santo em várias cidades e sobre ser o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro: “No Brasil, ele é um santo venerado em diversos estados, mas é na capital do Rio de Janeiro que a comemoração ganha destaque, já que São Sebastião é o padroeiro do município, desde a sua fundação por Estácio de Sá, sendo esse dia feriado para os cariocas”.

A festa seguiu alegre com o rito tradicional da missa. No coral, a apresentação de várias senhoras e senhores da paróquia animaram toda a celebração. O momento de ação graças contou ainda com um cordel cantado pelos padres Hailton e Raimundo, que intercalaram as estrofes contando toda a história do padroeiro.

Aconteceu ainda o sorteio de mais de trinta prêmios e a leitura de uma carta testemunhando a graça da cura de um câncer por intercessão deste grande mártir.

Padre Hailton agradeceu todos os envolvidos na preparação desta grande festa, bem como os convidados presentes e desejou que São Sebastião seja para todos, exemplo de coragem ante os obstáculos da vida e fidelidade mesmo diante das contrariedades e perseguições, este grande homem que testemunhou a fé católica e foi anunciador da misericórdia de Deus.

IMG0133
IMG0125
IMG0078
IMG0022
IMG0016

 

Sinos

Há muitos séculos os sinos nas torres das igrejas chamam atenção pela beleza e pelo objetivo principal de chamar dos fieis para a celebração da Santa Missa. Com poucas ou muitas badaladas, em alguns lugares os sinos também informam à hora.

A paróquia São Sebastião, forania Campo Limpo, recebeu os três sinos para a torre reformada da matriz, no dia 22 de dezembro de 2019, a instalação foi quase que imediata. Os sinos, batizados de São Miguel (o maior deles), São Francisco (o médio) e Nossa Senhora Aparecida (o menor) ressoaram alegremente duas vezes por dia.

A história para se chegar aos sinos começou com um sonho e o inicio de sua realização começou em 2018 com a compra das ferragens e vitrais. A torre tem 30 metros de altura e foram dois anos e um custo de trinta e seis mil reais para que o ressoar alegre dos sinos preenchesse a vizinhança e o coração dos fieis que se empenharam em campanhas para que mais essa obra fosse possível.