Pastoral Fé e Política retoma atividades reafirmando seus princípios e eixos de atuação

Samantha Freitas | Terça, 26 Novembro 2019 12:53
Pastoral Fé e Política retoma atividades reafirmando seus princípios e eixos de atuação

No último sábado (23), aconteceu no Centro Pastoral Diocesano, uma reunião para a retomada da Pastoral Fé e Política da Diocese de Campo Limpo com a participação de lideranças do CNLB Diocesano (Conselho Nacional do Laicato do Brasil), Fórum de Pastorais Sociais, Pastoral Operária, Comunidades Eclesiais de Base e a Pastoral da Sobriedade, além dos representantes de três regiões episcopais.

São lideranças sociais também com atuação nos movimentos de moradia, saúde, segurança alimentar, educação, movimento negro, movimento das mulheres e sindicatos.

De início, foram retomadas brevemente as atividades de formações, realizadas como parte da Campanha da Fraternidade 2019 'Fraternidade e Políticas Públicas'.

Foram reafirmados os princípios e eixos de atuação da Pastoral Fé e Política diocesano para o próximo ano:  A necessidade urgente de superação das dicotomias entre fé e vida, fé e política, oração e ação, com maior valorização das pastorais sociais, CEBs e das diversas formas de atuação social e política das cristãs dos leigas e leigos; o fortalecimento da democracia e da cultura de participação política nos movimentos sociais, conselhos participativos e partidos políticos, para requalificação da política, promoção do bem comum e garantia de políticas públicas que revertam as imensas desigualdades sociais e as muitas formas de discriminação no Brasil.

Afinal, o fundamento cristão do amor ao próximo não deve ser uma abstração, mas a tradução em obras sociais, nas pastorais sociais e diversas comunidades de serviço da Igreja, com a caridade concreta, em gestos individuais e coletivos de partilha e de solidariedade e em defesa e promoção de políticas públicas voltadas às necessidades da população, em especial dos mais pobres.

Para isso, será elaborado um subsídio reafirmando a importância das diversas formas de atuação política no território diocesano, considerando as especificidades locais, os dados sócio-econômicos e fornecendo orientações para os processos eleitorais: o voto consciente, o combate à corrupção eleitoral e a garantia de políticas públicas que efetivem os direitos sociais.

Nas reuniões formativas haverá auxilio para a constituição de grupos de fé e política nas paróquias das diferentes regiões episcopais da Diocese. A próxima reunião será no dia 8 de fevereiro de 2020. Participe conosco desta construção!

Informações: Samantha Freitas - Tel/Whatsapp: (11) 96575-2727