Diocese de Campo Limpo sediou o 34º Renasem São Paulo

Sem. Ailton Correia | Quinta, 08 Agosto 2019 10:10
Diocese de Campo Limpo sediou o 34º Renasem São Paulo

Em agosto, a Igreja Católica comemora o mês das vocações, é um mês para se refletir e rezar pedindo a Deus que oriente todas as pessoas que desejam servir a Deus e a todos que já possuem suas vocações, permanecerem felizes e em comunhão com a Igreja.

Com esse espírito de comunhão, entre os dias 15 a 19 de julho a Diocese de Campo Limpo acolheu o 34º Retiro Estadual de Seminaristas da Renovação Carismática Católica de São Paulo, o Renasem/SP. Cerca de 120 seminaristas de várias dioceses trabalharam o tema: “Este é meu filho que estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado (Lc 15,24). O encontro foi promovido pelo Ministério para Seminaristas da RCC São Paulo e a experiência de oração, partilha e fraternidade aconteceu na Comunidade Missionária de Villaregia, localizada na forania Embu Mirim.

Durante o retiro estiveram presentes: Pe. Cícero Alves de França, reitor do Seminário de Teologia da Arquidiocese de São Paulo e Professor da PUC/SP; Pe. Lidionor Sampaio de Lisboa, Reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida da Diocese de Campo Limpo; Pe. Weber Galvani Pereira, Chanceler da Diocese de Guarulhos e membro de Aliança da Comunidade Católica Shalom; Pe. Rafael da Arquidiocese de São Paulo e assessor espiritual do Ministério para Seminaristas do Estado de São Paulo, Pe. Alexandre Monteiro da Diocese de Bragança Paulista, Pe. Hércules da Arquidiocese de São Paulo, Pe. Juvi da Diocese de Mogi das Cruzes, Pe. José Francisco da Diocese de São Miguel Paulista, Pe. Fábio Lima da Diocese de Guarulhos, Pe. César Rossi da Diocese de Campo Limpo, Pe. Márcio Arielton da Diocese de Guarulho; Marcelo Marangon, presidente do Conselho Estadual da RCC de São Paulo, as Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, a Escritora Maria Gabriela e membro da Renovação Carismática Católica de São Paulo os coordenadores e membros da RCC da Arquidiocese de São Paulo e da Diocese de Campo Limpo, além dos agentes de pastorais das comunidades locais.

O Renasem é um retiro muito importante da RCC e acontece há muitos anos. Muitos seminaristas aproveitam a oportunidade de renovar a vocação por meio deste evento, é a oportunidade para os futuros sacerdotes da Igreja Católica se reúna para viver a espiritualidade carismática, com intensos momentos de oração, de pregação da Palavra, prática dos carismas e partilha.

O seminarista Alan Santos, coordenador estadual do Ministério, falou um pouco sobre o que foi vivido: “Em todos os momentos procuramos enriquecer a base humano-afetivas e nossa identidade carismática. O Batismo no Espírito Santo é essencial em nossa espiritualidade e identidade, e é sob este mover que os seminaristas foram convidados a vivenciar o amor de Deus”.

E explicou ainda sobre o Renasem: “O retiro visa agregar valor à formação presbiteral não é uma formação paralela aos seminários diocesanos, institutos, congregações ou novas comunidades, muito pelo contrário, o retiro quer enriquecer ainda mais os seminários em uma eclesiologia de comunhão onde, a partir da nossa identidade, possamos servir os demais movimentos e pastorais de nossa Igreja em um espírito de zelo”.

Com a proteção da Sagrada Família, o encerramento aconteceu na Catedral Santuário Sagrada Família, no dia 19, com a Santa Missa presidida pelo Bispo Emérito da Diocese de Campo Limpo Dom Emílio Pignoli.

Sem. Ailton Correia (Assessoria de Comunicação - Ministério para Seminaristas - RCC-SP – Com informações da Diocese de Campo Limpo)