Diocese de Campo Limpo: três décadas despertando Fé, semeando a Esperança, vivendo a Caridade!

Redação | Quarta, 13 Março 2019 15:45
Diocese de Campo Limpo: três décadas despertando Fé, semeando a Esperança, vivendo a Caridade!

A Diocese de Campo Limpo celebrará em 02 de junho de 2019, uma grande festa programada para durar todo o dia no Ginásio de Esportes de Itapecerica da Serra, São Paulo. Todos nós celebraremos como família os 30 anos de criação da Diocese de Campo Limpo.

São três décadas despertando Fé, semeando a Esperança, vivendo a Caridade. A Diocese de Campo Limpo criada em 15.03.1989 e instalada em 04.06 do mesmo ano, foi desmembrada, com outras três regiões, Santo Amaro, São Miguel Paulista e Osasco, da então Arquidiocese de São Paulo. Naquela época era estimada uma população de dois milhões de habitantes para esta região e a nova diocese tinha apenas 32 paróquias constituídas. 30 anos depois, o território diocesano, já ultrapassa os três milhões de habitantes que contam com 102 paróquias divididas em nove foranias e quatro regiões episcopais.

Começamos as nossas comemorações rezando juntos a Novena de Natal, publicada pela Editora Pão e Vinho e com um conteúdo histórico bem explicativo. No mês de maio teremos as missas da Unidade em todas as foranias, um subsídio de três encontros está sendo preparado para inspirar as famílias, as pastorais, movimentos e todo o povo diocesano para a grande festa no dia 02 de junho, no Ginásio de Esportes de Itapecerica da Serra, com a presença de todo nosso clero, muito louvor, pregações e a Santa Missa às 15 horas celebrado por nosso Bispo Dom Luiz Antônio Guedes.

Para deixar essa festa ainda mais bonita, camisetas comemorativas, nas cores respectivas a forania a qual cada paróquia pertence (Campo Limpo = Vermelha, Embu das Artes = Azul, Itapecerica da Serra = Verde, M'Boi Mirim = Amarelo, Morumbi = Laranja, São Luiz e São José = Branco e Taboão = Lilás) , estão sendo vendidas nas secretarias paroquiais e também na livraria que fica no prédio da Cúria Diocesana, ao custo de R$ 20,00 (Inf.: 3584-9013).

Participe, organize suas pastorais, movimentos e comunidades, vamos juntos celebrar!

  

Veja onde e quando a missa da Unidade acontecerá em cada forania:

Calendário Missas da unidade em ocasião dos 30 anos por foranias

17/05 às 20h – Itapecerica da Serra – Setor Juquitiba: Paróquia Nossa Senhora das Dores

18/05 às 19h – São José – CR – Paróquia São Francisco de Assis 

19/05 às 15h – São Luiz – CR – Paróquia São Luiz Gonzaga

21/05 às 20h – M’ Boi Mirim – Paróquia Bom Jesus de Piraporinha  

23/05 às 20h – Embu das Artes – Paróquia Todos os Santos

24/05 às 20h – Itapecerica da Serra – Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes

25/05 às 19h – Morumbi – Paróquia Nossa Senhora de Fátima

29/05 às 20h – Campo Limpo – Catedral Sagrada Família

30/05 às 20h – Taboão da Serra – Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque

31/05 às 20h – Mirim Guaçu – Paróquia Santíssima Trindade, Comunidade Nossa Senhora da Conceição

 

 

 

Diocese de Campo Limpo

O primeiro Bispo Diocesano, Dom Emílio Pignoli, já em seu discurso de posse, vislumbrava o quanto essa porção do povo de Deus frutificaria: “Que sejamos realmente um Campo Limpo para o trabalho da Evangelização. “Campo” que acolhe a boa semente da Palavra de Deus e a faz frutificar. “Limpo”: sem os espinhos “das preocupações mundanas, a ilusão das riquezas, as múltiplas cobiças que a sufocam e a tornam infrutíferas” (Mc 4,18), mas “terra boa, que escuta a Palavra, acolhe-a e faz dar fruto: trinta, sessenta e cem por um” (Mc 4,20).

E com a graça de Deus e a intercessão da Sagrada Família padroeira desta Diocese, assim se fez, não só durante todos os 19 anos do frutuoso governo do Bispo ítalo-brasileiro, mas até os dias atuais com o pastoreio de Dom Luiz Antônio Guedes, que ao assumir o chamado confiando no Senhor, ‘em quem depositou a sua fé’ (2Tm 1,12b), sabia que era preciso ser fermento para fortificar  e espalhar o amor de Deus, como disse ao receber o báculo de seu antecessor: “É grande e desafiadora a realidade na qual a Igreja de Campo Limpo está inserida. Assim como toda a Igreja no Brasil e na Ámerica Latina, ela recebe as interpelações das grandes transformações sociais, culturais, econômicas, políticas, ecológicas e religiosas. Não apenas uma época de mudanças nós estamos vivendo, mas uma mudança de época (cf D.A. nº44). E nesta situação nova que somos colocados como fermento na massa a fim de contribuir para a autêntica humanização à luz do amor de Cristo.”

Uma história marcada por lutas e muitas conquistas que precisa ser celebrada e você faz parte desta história. Anote aí na sua agenda dia 02 de Junho, Celebração dos 30 anos da Diocese, um dia festivo de oração e união.