Onde o espírito de Deus está, milagres acontecem!

Comunicação Programa Encontro com Cristo | Quinta, 07 Março 2019 14:49
Onde o espírito de Deus está, milagres acontecem! Keize Bianca e Felipe Helfstein

No primeiro domingo de março, 3, foi realizado o Louvor Encontro com Cristo no Carnaval com o tema “Onde o Espírito de Deus está, milagres acontecem”, celebrando também os 50 anos da Renovação Carismática Católica no Brasil. Conduzido pelo Padre Alberto Gambarini e com a participação especial da Comunidade Colo de Deus, o evento ocorreu no ginásio de esportes de Itapecerica da Serra e reuniu milhares de pessoas.

Antes mesmo do sol nascer, jovens da paróquia se reuniram para a acolhida das caravanas vindas de diversas partes do Brasil. Outras equipes de voluntários do Santuário também já se preparavam para o início das atividades. Cerca de 400 pessoas se disponibilizaram para ajudar no louvor. O paroquiano, Jairo, 50, nascido em Limeira do Norte no Ceará ficou responsável por coordenar a barraca de pastel. Para ele trabalhar para Jesus é maravilhoso. “Trabalhar para Jesus é maravilhoso, sensacional... Depois que Deus tocou meu coração e o da minha esposa para fazer o Encontro de Casais com Cristo (ECC), há dois anos, não paramos mais de trabalhar. Trabalhar para Jesus não tem preço”. Jairo e sua equipe e as demais que serviram no Louvor fizeram o clima de dentro do ginásio se expandir para fora, todos com o mesmo objetivo: compartilhar o amor de Deus para todos. 

O Louvor começou com muita animação com as músicas ministradas pela banda Colo de Deus liderada pelos vocalistas Hugo Santos e Mayara Marques. Após este momento de louvor e cânticos, a entrada do Santíssimo Sacramento pelo meio do povo, criou no ginásio uma atmosfera de profunda adoração e comoção. Jesus vivo estava passando e muitas graças foram derramadas.

Terminado este momento de adoração ao Santíssimo, mais um momento forte de louvor e animação para em seguida o padre Alberto Gambarini fazer a primeira pregação com o tema "Corações em chamas". Citando a passagem do evangelho de Lucas, que descreve os discípulos de Emaús, que caminhavam com Jesus sem reconhecê-lo e quando eles o reconhecem disseram um para o outro: "Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras" (Lucas, 24, 13-35), o padre falou da importância de escutar a voz de Deus através de sua palavra. "O seu coração tem que pegar fogo quando Jesus fala e Jesus fala pela palavra", ensina. Também mencionou duas imagens do Espírito Santo, a água e o fogo. "A água lava por fora, mas o fogo queima! O fogo dá ardor, dá entusiasmo". São João da Cruz diz que são dois os efeitos deste fogo: purificar a alma e dar força, dar ardor.

Em uma perfeita sintonia, padre Alberto Gambarini e Comunidade Colo de Deus conduziram juntos vários momentos de oração, louvor e animação. “Não tenham vergonha de pular e dançar na igreja, porém não façam da igreja uma discoteca. Na minha época discoteca era moda e hoje não é mais. Não façam de Jesus a moda de vocês, mas façam dele o Senhor de suas vidas!”, advertiu o padre.

Uma mãe caminhava com sua pequena filha nos arredores do ginásio durante o intervalo. Conhecida por Tata, ela participa há muitos anos do louvor e contou que no louvor do ano passado, fez uma promessa que participaria deste louvor junto com o seu companheiro. “No ano passado eu me tornei sócia do programa Encontro com Cristo e disse para Deus que viria no ano seguinte com o meu "José", e este ano, graças a Deus, estou aqui com ele realizando o meu sonho”, revelou.

O fundador da Comunidade Colo de Deus, Hugo Santos, fez a segunda pregação, cujo tema foi "Onde o Espírito de Deus está, milagres acontecem". Hugo contou seu testemunho de como Deus agiu de uma forma tão intensa em sua vida. Após sua primeira comunhão ele se afastou da Igreja Católica e por influência de alguns familiares passou a frequentar a Igreja Batista. Sua mãe católica sempre o convidava para participar da missa. Um belo dia ela conseguiu convencê-lo a ir numa missa jovem. E naquela celebração bastante animada, exatamente no momento do abraço da paz, que Hugo teve uma experiência com Deus e voltou a ser católico. "Mãe tem a função de unir e minha mãe me uniu a Igreja novamente".

Hugo juntamente com alguns jovens começou a evangelizar nas casas, orfanatos, asilos, hospitais, paróquias, arrebanhando cada vez mais jovens, tornando-se mais tarde a Comunidade Católica Colo de Deus. Atualmente são 150 pessoas na comunidade de vida e cerca de 2.000 apoiadores espalhados pelo Brasil.

A parte da manhã foi concluída com uma homenagem à Nossa Senhora, conduzida por Deth, coordenadora da Renovação Carismática da diocese de Campo Limpo.

Na volta do almoço, a Comunidade Colo de Deus conduziu um momento de oração criado pela Colo chamado "No Break", a qual consiste em manter um louvor a Deus por o maior tempo possível. Ao som da música "Se ninguém te adorar, eu vou", Hugo e Mayara incentivaram os presentes a manter o louvor, pedindo "Não parem, não parem”.

Com 20 anos de casados, Severina Alves da Cruz e Marcelo de Oliveira, ambos com 49 anos de idade e pais de dois filhos que atuam nos eventos da paróquia, Pedro Henrique e João Paulo, se conheceram no ano de 1994 no louvor no Carnaval. O casal se diz grato pelas maravilhas que Deus realizou na vida da família. “Eu conheci minha esposa no ano de 1994, no louvor no carnaval e hoje estamos há 25 anos casados, temos dois filhos Pedro Henrique e João Paulo que hoje trabalham na obra do Padre Alberto. Nós só temos que agradecer pelas maravilhas que vem acontecendo na vida da gente. O louvor tem sido maravilhoso e a gente não falta por nada”, comemora o casal.

O evento foi fechado com chave de ouro com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Alberto Gambarini e concelebrada pelos padres Alexandre Matias, Lídio Sampaio, Rodolfo Camarotta e Marcos Patrício.

O Padre Alberto iniciou sua homilia citando os 50 anos da Renovação Carismática Católica. "O essencial da Renovação é a experiência com o Espírito Santo e também a experiência de ser missionário", assegura. O sacerdote afirmou que Deus nunca nos abandona e o Espírito Santo nos faz viver como novos homens e mulheres. Ressaltou ainda que um dos frutos do Espírito é a humildade. "A humildade faz a gente ser simples, querer imitar a Jesus na atitude de servir". O padre encerrou sua homilia com a jaculatória: "Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso".

Nem mesmo a queda de energia que durou cerca de 20 minutos atrapalhou a celebração.

Assim terminou o Louvor no Carnaval, com a certeza de que Deus realizou muitas curas e libertações, pois onde o Espírito de Deus está, milagres acontecem!

Padre Rodolfo Camarotta, coordenador do setor da Juventude da Diocese do Campo Limpo, ressalta a participação dos jovens no louvor

“Eu acho muito importante esses eventos porque eles mostram a unidade da igreja, a força da igreja. Somos um só corpo unidos pelo mesmo batismo. Quando vejo esse número de jovens aqui hoje, fico muito feliz porque assim como diz o evangelho eles estão escolhendo a melhor parte. Acho absolutamente importante ver que os que estão aqui sabem para o que são chamados e sabem quem é o Deus da vida deles. Por isso a gente se alegra de estar aqui de vê-los aqui e partilhar dessa alegria.”

Padre Alberto louva a Deus por mais um louvor

“Terminado o nosso Louvor Encontro com Cristo a experiência maior é justamente a oração da doce Virgem Maria logo depois da saudação de Isabel que levantou os seus braços e glorificou ao Deus todo poderoso por suas maravilhas. Eu tenho a certeza que hoje foi um dia especial dado por Deus para a gente celebrar os 50 anos da Renovação, 50 anos do derramamento do Espírito Santo. E creio que todos saíram daqui proclamando: Deus está vivo e está agindo em minha vida!”