Quaresma, viver o amor para ser feliz!

Redação | Quinta, 07 Março 2019 15:16
Quaresma, viver o amor para ser feliz! Marcus Simi

A Igreja Católica iniciou nesta Quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma, onde, durante 40 dias todos são convidados a vivenciar a prática do jejum, da oração e da caridade, preparando assim o coração para a Semana Santa onde se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Neste tempo, os fieis são chamados à conversão pessoal, e sobre isso, Dom Luiz Antônio Guedes disse em sua homilia, na missa realizada às 20 horas na Catedral Sagrada Família, na abertura da Quaresma: “O importante é que tudo que a gente faz para servir a Deus e para cumprir a vontade de Deus, neste tempo ou em qualquer um outro, deve ter uma motivação de gratuidade interior, a gratuidade de sair de nós mesmo para irmos, seja para Deus, seja para o próximo, para fazer o bem dos outros e não somente para nosso próprio bem”.

E exortou: “Todos nós sabemos que Deus nos criou a sua imagem e semelhança. Mas o que é ser imagem e semelhança de Deus? O que Deus é, qual e a natureza de Deus?  É o amor,  a natureza de Deus é o amor e Ele nos fez a imagem e semelhança Dele, isso significa que quanto mais amor tiver em nós mais seremos imagem e semelhança Dele.  Quanto mais semelhantes a Deus mais amor teremos e só quem ama realmente é feliz”.

A Liturgia da Quarta-Feira de Cinzas convida a conversão do coração a Deus, e a imposição das cinzas, que marca com uma cruz os fieis, indica o início de um tempo de penitência. “Somos todos chamados a conversão, isto está em todas as leituras de hoje, somos chamados a uma mudança”, disse Dom Luiz.

Na Quarta-feira de Cinzas, todos os anos acontece a abertura da Campanha da Fraternidade, esta proposta da CNBB existe há quase 60 anos. Este ano o tema escolhido nos convida a reflexão sobre o que nos compromete no exercício da cidadania: "Fraternidade e Políticas Públicas" com o lema: "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is. 1,27) a campanha busca conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo estado brasileiro.

Um vídeo explicativo, com a participação do Pe. José Nelson, Assessor Diocesano da Campanha da Fraternidade, foi exibido no final da celebração. Durante o período da campanha todas paróquias, comunidades e pastorais são incentivados a ver, analisar e criar ações que levem os fieis a se comprometerem com participação cidadã nas Políticas Públicas por meio de gestos locais. Antes de despedir os presentes com a benção final, os cinco novos jovens propedeutas, do Seminário Propedêutico Sagrada Família, que iniciaram sua caminhada este ano, foram apresentados.

fotor1
fotor2