É noite de Luz é noite de alegria

Na Noite de Natal, a Catedral Santuário Sagrada Família, vivenciou com centenas de pessoas a celebração do nascimento e Jesus inaugurando o grande e artístico presépio cheio de luzes e movimento.

Redação | Sexta, 28 Dezembro 2018 12:55
É noite de Luz é noite de alegria Adriano Menezes e Graziela Santana

O nascimento de Jesus é a demonstração maior do amor misericordioso de Deus para cada um de nós. Celebrando a alegria do nascimento do Menino-Deus, centenas de fiéis participaram na Catedral Santuário Sagrada Família da tradicional Missa da Noite de Natal, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes.

Uma imagem do menino Jesus foi colocada em frente ao altar e, incensada pelo celebrante, onde permaneceu durante toda a celebração. Logo no início de sua homilia, Dom Luiz afirmou: “O Natal é noite de luz é noite de alegria, porque aquele que vem, é o Salvador do mundo”.

Refletindo sobre as leituras, o Bispo, falou sobre o nascimento do Menino Jesus anunciado pelo anjo e aceito por Maria, serva do Senhor: “Gosto sempre de lembrar que Jesus nasceu na condição mais baixa, no último lugar, não foi acolhido, nasceu numa gruta, e só tinha para aquecê-Lo os animais que ali estavam. Jesus, sendo Deus, se esvaziou de Si, se encarnou e se fez homem, sendo homem se fez servo da humanidade, sendo obediente até a morte, para realizar a nossa Salvação”.

E aconselhou: “Busquemos imitar Jesus Cristo, que sinaliza para nós e nos transmite a bondade de Deus e nos convida a segui-Lo. Deus quer contar com a nossa participação, Ele nos propõe e oferece o melhor, mas, Ele espera a nossa resposta, assim como esperou o sim de Maria. Se quisermos transformar o mundo em que vivemos, é preciso deixar que a Luz de Cristo invada a nossa vida, que Ele nos transforme, para transformemos a humanidade”.

E concluiu: “Nesta noite de alegria, porque conhecemos o mistério, de gratidão e também de compromisso, devemos assumir a nossa participação. A maior recompensa que nós podemos ter do bem que fazemos é saber que nós estamos colaborando para o bem da humanidade quando seguimos com fidelidade ao nosso Senhor Jesus Cristo”.

No momento de Ação de Graças Dom Luiz conduziu a imagem do Menino Jesus até o já tradicional presépio artístico, inaugurando e abrindo a visitação. O presépio da Catedral todos os anos ganha novos elementos e cenário, é idealizado pelo pároco, Sandro Ely Oliveira e é uma verdadeira obra de arte. Depois de abençoado e já com o Menino Jesus na manjedoura, o pároco, depois de explicar a origem da composição e mencionar que neste natal ela completou 200 anos, convidou toda a igreja a cantar ‘Noite feliz’, junto com o Coral Sagrada Família que fez belíssima participação durante toda a missa.

Para desejar um Santo e Feliz Natal, Dom Luiz, o pároco Sandro Ely e o Vigário Paroquial Rodrigo A. da Silva distribuíram cartões com mensagem natalina a todos. O Bispo encerrou a missa rogando as bênçãos de Deus e desejando um Natal de Luz e Alegria.

*O presépio artístico está aberto à visitação todos os dias.

1
2
3
5
4
6
7
8
10
9
11
12
13
14
15
16