Roteiro para Assembleias paroquiais e foraniais já disponível

Pe. Marcos Joaquim Patrício | Sexta, 09 Novembro 2018 15:05
Roteiro para Assembleias paroquiais e foraniais já disponível Comunicação Diocesana

Já estamos caminhando para o final de mais um ano e muitas das nossas paróquias se prepararão para realizar suas assembleias paroquiais e Foraniais.

É importante lembrar que as Assembleias são sempre uma oportunidade de rever nossa caminhada pastoral ao longo do ano, enquanto comunidade de discípulos missionários, tendo em vista nossa ação na realidade a qual estamos inseridos.

De modo especial, este ano, queremos fazer um exercício de olhar positivamente para esta caminhada missionária, tendo como referência nosso 6º Plano Diocesano de Evangelização e de forma especial, um olhar mais atencioso para as 10 metas escolhidas como prioridade até 2020.

É importante termos sempre um olhar de gratidão e confiança em tudo que já foi realizado a partir do 6º Plano, mas, muitas coisas ainda precisam ser feitas.  Portanto, este é um momento importante de rever nossa caminhada, seja ela paroquial, pastoral, foranial ou movimento. Cada paróquia precisa ver bem tudo que foi feito e aquilo que talvez ainda pode ser melhor, além é claro, de planejar como deverá ser a caminhada no próximo ano.

Cada pastoral ou movimento tem uma caminhada própria, dentro daquilo que é a razão pela qual existe, mas, além daquilo que já faz ordinariamente, deverá também pensar como trabalhar as metas em suas atividades, lembrando que somos chamados a trabalhar em conjunto, unidos com outras pastorais, buscando caminhos e iniciativas para fazer com que nosso trabalho atinja mais pessoas, além dos nossos grupos.

Diante das metas já assumidas como prioridades para nossa Ação Pastoral em nossa diocese, precisamos ter um olhar atencioso para com outras urgências de grande destaque e que não podem passar despercebidas ao nosso olhar, destacamos o Sínodo da Juventude que lançou um apelo a todos que fazem parte da igreja, a fazer um renovado compromisso de caminhar com os nossos jovens. Com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o Sínodo foi uma oportunidade para ver e conhecer a realidade juvenil, ouvir seus clamores, sugestões e esperanças e, em conversão pastoral, oportunizar à juventude o “sair”, o “em saída”, para que seja sal e luz.

Rogamos que esta proposta seja um instrumento valioso no desafio de avaliar e planejar nossas ações pastorais em todas as dimensões da nossa Diocese.  Nosso desejo é que o trabalho possa render frutos para nossa missão evangelizadora nesta Igreja Particular e fortalecer ainda mais nossa caminhada.

Pe. Marcos Joaquim Patrício

Coordenador Diocesano de Pastoral