“Sede pastores com o cheiro de ovelhas”: Frei Leandro é ordenado sacerdote em cerimônia regada a emoção

Lia Macedo | Quarta, 07 Novembro 2018 16:19
“Sede pastores com o cheiro de ovelhas”: Frei Leandro é ordenado sacerdote em cerimônia regada a emoção Lia Macedo

No dia 3 de novembro a paróquia Nossa Senhora do Carmo pertencente à Diocese de Campo Limpo recebeu os fiéis para a ordenação presbiteral de Frei Leandro de Queiroz Albuquerque, OM.

A missa foi celebrada na igreja matriz, repleta de fiéis vindos de lugares distantes como: Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Houve a participação de padres diocesanos e também das irmãs da Congregação das Missionárias de Cristo da cidade de Jundiaí, as irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, a Associação Madre Cabrini Missionárias Sagrado Coração Jesus, ambas instaladas no Capão Redondo, dos terciários leigos da Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula de São Paulo e do Paraná e membros do Apostolado da Oração, e ainda dos paroquianos.

O público estimado foi de cerca de mil e duzentas pessoas que presenciaram a emocionante celebração eucarística presidida por Dom Frei João Inácio Müller, OFM, bispo da Diocese de Lorena. Estava presente também nesta celebração o Padre Geral da Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula, o italiano Padre Frei Gregório Colatorti, OM. A missa teve animação musical do Grupo Ir ao Povo.

O lema sacerdotal escolhido foi à frase do Papa Francisco: “Sede pastores com o cheiro de ovelhas” e todos puderam perceber o motivo da escolha quando o neo-sacerdote, após ter suas mãos ungidas pelo bispo, foi de encontro ao povo e andou por toda a extensão da igreja arrancando aplausos e emocionando os presentes.

O neo-sacerdote Frei Leandro de Queiroz Albuquerque O.M., nasceu na capital de São Paulo, no Bairro do Capão Redondo, em 12 de Setembro de 1989. É o mais velho dos dois filhos do casal Sandro Francisco de Albuquerque e Claudia Aparecida de Queiroz Albuquerque. Fruto da Diocese de Campo Limpo foi batizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Remo e aos 10 anos de idade iniciou sua caminhada eclesial nas comunidades do Santuário São José Operário.

Em 2001 conheceu a Ordem dos Mínimos e no ano seguinte começou a caminhada de discernimento Vocacional com visitas e encontros vocacionais no Seminário Maior São Francisco de Paula, no Capão Redondo. Ingressou neste seminário quatro anos depois e em 2011 proferiu seus primeiros votos de obediência, castidade, pobreza e vida quaresmal em Bogotá na Colômbia, se tornando um religioso mínimo.

Professou os votos perpétuos no dia 29 de novembro de 2017 na paróquia Divino Espírito Santo na cidade de Guarapuava, pelas mãos do atual delegado da Ordem dos Mínimos no Brasil, Padre Frei José Antônio de Lima OM. e no dia 16 de dezembro de 2017, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo pelas mãos e prece de Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano de Campo Limpo, tornou-se diácono.

Atualmente Frei Leandro faz parte da comunidade formativa do seminário maior e paroquial de São Paulo auxiliando nos diversos serviços de formação e pastorais dessa mesma comunidade religiosa.

IMG2587
IMG2914
IMG2954
IMG2895
IMG9346
IMG3130