38º Encontro Estadual Missionário na Diocese de São José dos Campos

Pe. Andre Vascon | Quarta, 29 Agosto 2018 09:31
38º Encontro Estadual Missionário na Diocese de São José dos Campos Facebook Comidi S. José dos Campos

Nos dias de 24 a 26 de agosto, aconteceu o 38º Encontro Missionário Estadual, com edição hospedada na Diocese de São José dos Campos, na  Casa De Retiro Coração De Jesus, com uma participação de 150 pessoas.

Para este tradicional momento de partilha e formação são convidados os delegados dos COMIDIs das 42 diocese do Estado de São Paulo que compõem atualmente o Regional Sul , a qual nossa Diocese de Campo Limpo pertence.       

A partir do tema, “Cristãos leigos e leigas: sujeitos da missão na Igreja em saída a serviço do Reino” e do lema “Ide e Ensinai a todas as nações”, o encontro convidou os participantes a refletir sobre a identidade missionária laical que está no centro de toda proposta formativa deste Ano do Laicato.

Desde o lançamento do novo Projeto Missionário da CNBB Regional Sul 1 na Diocese de Pemba, Moçambique, os COMIDIs de todo Estado de São Paulo estão sendo envolvidos pela coordenação do COMIRE Sul 1 (Conselho Missionário Regional) para contribuir ativamente na divulgação e promoção dos Projetos Missionários.

Neste sentido, o momento de destaque desta edição do encontro, foi o lançamento da Campanha “Dai-me de beber” confiada a todos os grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Estado, uma concreta possibilidade entregue a milhares de crianças para oferecer sua contribuição para a missão, arrecadando fundos para a construção de três poços nas localidades onde atualmente os missionários enviados na Diocese de Pemba estão atuando desde março.

Depois de mais de 20 anos de atividades do Projeto Sul 1 / Norte 10 (agora renomeado Projeto Amazônia), muitas vezes realizadas no anonimato, o grande desafio assumidos pelas nossas dioceses será a implantação de um trabalho capilar de conscientização, para envolver todas as forças eclesiais assumindo o mandato missionário.

Muitos são os sinais de esperança que a Igreja no mundo inteiro busca concretizar para revitalizar o espírito missionário. Sinais que fazem apelo à consciência de cada batizado, de cada cristão leigo para que, diante de tantos cenários sombrios, o anúncio do Evangelho possa alcançar todos os homens e, através dele, oferecer a cada um o encontro vivo e transformador com a pessoa de Jesus Cristo.