Ser catequista: um chamado de Deus!

Missa diocesana da catequese enche catedral com celebração festiva de valorização dos diversos ministérios e serviços da comunidade, especialmente os catequistas.

Redação | Segunda, 27 Agosto 2018 17:45
Ser catequista: um chamado de Deus! Andrea Rodrigues

O Dia do Catequista foi marcado por uma missa diocesana na Paróquia Catedral Sagrada Família, sábado 25 de agosto. A Celebração, às 15 horas, foi presidida por Dom Luiz Antonio Guedes, bispo diocesano e concelebrada por outros padres diocesanos, incluindo o Padre Lourivaldo Lino, Assessor Diocesano da Catequese.

Na homilia, Dom Luiz Antônio Guedes utilizou o Evangelho do dia, que destacou ser uma verdadeira providência, para enfatizar que é preciso tomar posição diante da proposta de Deus. Utilizando a leitura do livro de Josué, que tem como propósito ensinar as gerações futuras de Israel a como servir ao Senhor nas batalhas, indicou que todos tenham posicionamento de que é preciso servir ao senhor, porque ele é o nosso Deus.

“É preciso convicção e coerência na nossa vida com a nossa fé. Quanto mais comprometimento com Jesus Cristo, com Deus, com Javé, mais nós seremos bons evangelizadores e bons catequistas, porque não falaremos da cabeça, mas falaremos a partir do coração e a partir até das entranhas do nosso ser”, disse Dom Luiz.

No início da celebração lenços das cores das foranias foram distribuídos e muitos catequistas como de costume, já vieram para a celebração trajando a cor pertencente a sua forania, dando um colorido especial e festivo a celebração. O ministério de música Presença Real, da Paróquia Nossa do Rosário, forania Embu das Artes, animou a celebração com entusiasmo e empenho. No ofertório, a forania Itapecerica, homenageou o Ano do Laicato representando todas as profissões e todas as pastorais, além de enfatizar sobre a importância da pastoral do conjunto.

“A catequese é missão primordial da Igreja e ser catequista é manter viva essa missão”, comentou padre Lourivaldo Lino no final da celebração onde também agradeceu a presença de todos e o empenho da coordenação catequética diocesana.