Dom Luiz A. Guedes: Participação Política, um dever de todos nós!

Dom Luiz Antonio Guedes | Quarta, 13 Junho 2018 10:49
Dom Luiz A. Guedes: Participação Política, um dever de todos nós!

Nas suas diversas definições, o vocábulo “política” engloba tudo aquilo que se refere à vida na cidade, na sociedade. Qualquer posição tomada por alguém, qualquer interferência, tem uma conotação política. Até a abstenção é já uma posição política. Participar ou deixar de participar é uma decisão que traz necessárias conseqüências.

Em seu sentido original, a política visa à busca e consecução do bem comum. A prudência diz que não se deve deixar essa busca nas mãos de outros, alienando-se do empenho pelos próprios interesses e os de todos. A realidade mostra que, não poucas vezes, aqueles que assumem a função de representar não são isentos de desvios e segundas intenções. Basta olhar o que está se revelando no Brasil agora que o acesso às informações e o ingresso nos bastidores dos vários poderes têm sido mais possibilitados aos cidadãos.

São variadas as formas de participação, desde a tomada de consciência, a discussão partilhada, a atuação em organizações de defesa de interesses vários, até a inscrição e militância nos partidos políticos e no processo eleitoral.

O importante é convencer-se de que a omissão é a pior escolha e a participação é o caminho, ainda que longo e pedregoso, para viabilizar um país melhor. Urge a necessidade de se aperfeiçoar o processo eleitoral para torná-lo mais transparente. Não é o eleitor que necessariamente escolhe mal. O fato é que ele nem sempre tem as informações necessárias para bem avaliar. A Justiça eleitoral e todos os formadores de opinião têm o dever de contribuir para melhor qualificar os eleitores e os cidadãos em geral. Fica, entretanto, a pergunta crucial: até que ponto os beneficiários da situação atual têm interesse na educação política de melhor qualidade?

Para ajudar na compreensão deste tema tão crucial para todos nós, o conselho Diocesano de Pastoral Ampliado vai oferecer uma formação sobre Fé & Política na Doutrina Social da Igreja, com o professor José Mário, mestre em Teologia, professor e doutor em Administração pública e especialista em Doutrina Social da Igreja. Este encontro está marcado para o dia 16 de junho a partir das 8 horas, na Catedral Santuário Sagrada Família (Rua Campina Grande, 400), participe.

Dom Luiz Antônio Guedes

Junho 2018