Dom Luiz celebra com centenas de fieis a Festa do Corpo de Cristo

Em um dia ensolarado e de muita alegria centenas de fieis participaram da procissão do Corpo de Cristo cantando o amor e adoração pelas ruas no entorno da Catedral Sagrada Família.

Redação | Sexta, 01 Junho 2018 11:16
Dom Luiz celebra com centenas de fieis a Festa do Corpo de Cristo Adriano Menezes / Marcus Simi

Com centenas de fieis, Dom Luiz Antônio Guedes, celebrou a solenidade de Corpus Christi na Catedral Santuário Sagrada Família na manhã do dia 31. A solenidade teve início às 9h30 e durou cerca de duas horas e meia. Corpus Christi ou Corpo de Cristo é a celebração do ‘Mistério Eucarístico’ e é celebrada na quinta-feira em alusão ao dia da Semana Santa em que o próprio Jesus instituiu esse Sacramento na última ceia.

Nesta ocasião, já há alguns anos, os padres e paroquianos da Forania Campo Limpo se juntam ao Bispo diocesano para celebrar esta festa e fazer a renovação ou novas investiduras dos Ministros Extraordinários. Foram centenas de ministros investidos, que assumiram a partir desta celebração, o compromisso de levar o Cristo Eucarístico a quem seja necessário.

Como já acontece há vários anos, um tapete confeccionado com serragem cobriu todo o corredor central da catedral. Pessoas de várias pastorais ajudaram na confecção do tapete que usou serragem colorida como elemento principal, o desenho foi composto por João Damasceno, que não economizou nas cores fortes e deixou em destaque o Cristo Eucarístico, bem no centro do tapete. Esta tradição dos tapetes ao logo do caminho percorrido pela Eucaristia surgiu no século XIII e no Brasil a cidade com os registros mais antigos desta devoção é Ouro Preto, em Minas Gerais.

Durante a homilia, o bispo destacou a importância da alegria desta celebração e observou que Deus nos santifica, mas que é preciso a nossa aceitação. Jesus em seu sacrifico de amor deu seu Corpo e Sangue, Alma e Divindade, não como presente para a nossa individualidade, mas para nos fortalecer, como comunidade, como igreja, estabelecendo uma aliança definitiva para um comprometimento pela causa pela qual Ele deu a sua vida. “O sacrifício de Jesus atinge a humanidade em sua totalidade e estabelece entre Deus e nós uma aliança definitiva, uma aliança que é para sempre”, refletiu.

A procissão pelas ruas é uma recomendação do Código do Direito Canônico, e visa testemunhar a adoração e veneração a Santíssima Eucaristia. Em cortejo e com cantos de adoração a multidão seguiu de perto o Santíssimo pelas ruas no entorno da Catedral, lembrando a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da terra prometida. No Antigo Testamento o povo peregrino foi alimentado com o maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo, que se dá a todos e revigora a cada Eucaristia, a missão que confiou a todos deste o Batismo.

A Benção Solene aconteceu no alto das escadarias da igreja com todas as pessoas reunidas ao redor do Cristo Eucarístico, numa demonstração externa de fé e gratidão por um Deus que tem amor sem igual e dá a todos a certeza de que o Cristo Ressuscitado continua no meio de nós e nos alimenta.

IMG0666
IMG0677