Workshop de Comunicação: Escrita e Mídias Sociais a serviço da evangelização

A Pascom Diocesana promoveu um Workshop de Comunicação e Redes Sociais para agentes de pastorais e pessoas interessadas no assunto, no sábado (12/05) que antecedeu a comemoração ao 52º dia Mundial das Comunicações Sociais.

Redação | Segunda, 14 Maio 2018 12:03
Workshop de Comunicação: Escrita e Mídias Sociais a serviço da evangelização Pascom

No auditório São José do Centro Pastoral Sagrada Família, aconteceu no último sábado o WorkShop de Comunicação e Redes Sociais da Diocese de Campo Limpo, em comemoração ao 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de diversas paróquias e pessoas interessadas participaram da manhã de formação sobre Escrita e Redes Sociais. A troca de experiência, a capacitação e a orientação profissional ‘para bem comunicar’ foram os objetivos principais da formação que priorizou a conscientização dos participantes sobre as características da boa comunicação a partir do Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil, documento 99 da CNBB.

Padre Rodrigo Antônio da Silva, Assessor Diocesano de Comunicação, fez a abertura convidando todos os agentes a aproveitarem a formação e agradeceu a presença numerosa. Em seguida, apresentou o primeiro profissional a contribuir na estrutura o evento, que teve duas palestras, cases paroquiais e rodada de perguntas, Andrea Rodrigues, Jornalista Diocesana.

“A Pascom não deve se limitar a ações isoladas, como a produção de boletins, murais e jornais, tudo é parte de um todo onde o principal é gerar comunhão. Lembrem-se, nosso trabalho ganha sentido quando colabora com a ação evangelizadora da igreja, o anúncio do Reino, o serviço ao irmão”, sintetizou a jornalista a respeito do Documento 99. Em seguida, por quase uma hora, deu dicas valiosas sobre como escrever de melhor maneira e os erros, estruturais e gramaticais, mais comuns cometidos nos diversos veículos de comunicação.

Depois de um rápido intervalo algumas paróquias apresentaram seus informativos paroquiais e as iniciativas de comunicações já implantadas, bem como as dificuldades e, sobretudo das alegrias de fazer parte da Pascom.

No segundo momento de formação, John Jefferson A. Silva, da Diocese de Santo amaro e Coordenador da Pastoral de Comunicação do Regional SP2 da CNBB, trouxe uma grande contribuição no que se refere a mídias sociais, explicando a respeito do conceito, da criação e do gerenciamento das redes sociais mais utilizadas. John falou ainda, sobre o tema do 52° Dia Mundial das Comunicações para este ano, ‘Fake News’.

Antes de encerrar, padre Rodrigo, animou os agentes a realizarem da melhor maneira a comunicação, tendo como norte a evangelização que o próprio Jesus nos pede para comunicar, sua Boa Nova e convidou a todos os interessados para participar das reuniões mensais formativas. Todos de maneira geral disseram ter gostado da iniciativa deste tipo de evento.

5
12
3
6
10
51
8
9
81
4
2
7