Segunda edição da Caminhada Ecológica: "Caminhando pela paz"

A Pastoral Universitária em parceria com a comissão da Campanha da Fraternidade Diocesana realizou a segunda edição da caminhada ecológica com o tema: “Caminhando pela paz”.

Pe. Renato Gomes Alves | Quinta, 10 Maio 2018 09:29
Segunda edição da Caminhada Ecológica: "Caminhando pela paz" Grazi Anjos

No dia 07 de abril, a Pastoral Universitária em parceria com a comissão da Campanha da Fraternidade Diocesana realizou a segunda edição da caminhada ecológica com o tema: “Caminhando pela paz”, além do êxito obtido na primeira edição em 2017, o pedido incessante da Igreja pela paz e o tema da CF 2018: Fraternidade e superação da violência fizeram mais uma vez a parceira superar as expectativas.

Este ano, a caminhada contou com mais de 200 participantes, desde crianças e adolescentes até jovens universitários e idosos, sendo a maioria, moradores do município de Juquitiba-SP. A caminhada começou no bairro Jardim das Palmeiras, onde fica a matriz da Paróquia de Santa Rita e dirigiu-se ao bairro do Juquiazinho, local onde está a Comunidade Nossa Senhora de Aparecida, ambas em Juquitiba.

Pela localidade e a abundância de Mata Atlântica, a caminhada se propõe a ser ecológica, valorizando e permitindo um contato com a natureza que persiste e resiste ao crescimento populacional local. Este ano, em comunhão com a temática da CF, aconteceu um pedido de paz para o município. Recentemente a cidade foi palco de assaltos e roubos a bancos, vandalismos entre outros gestos de criminalidade e violência. Para intensificar e marcar este pedido por paz, todos os participantes da caminhada foram convidados a vestir branco para simbolizar a paz tão desejada.

No final dos quase onze quilômetros de caminhada, os jovens da comunidade do Juquiazinho apresentaram uma performance de Street Dance, Zumba e Aeróbica, como fruto do Projeto Verão iniciado em janeiro deste ano. Este projeto visa dar aos jovens uma alternativa saudável para empregarem seu tempo, evitando que as drogas, bebidas, violências ou outros meios tomem espaço em suas vidas. Deu certo, nem a falta do instrutor, (que mudou de bairro), nem a falta de energia elétrica, (devido roubos dos fios), fizeram esses jovens abandonarem a dança, foi uma perfeita apresentação.

Para finalizar, fruto da unidade e acolhida do povo simples do Juquiazinho, foi servido um delicioso almoço para todos os mais de 200 participantes da caminhada com direito a sobremesa: mousse de cambuci. Tudo isso prova que a unidade e a boa disposição são capazes de fazer verdadeiros milagres em nossos dias e nos permite visualizar concretamente na Igreja o lema que estamos vivendo este ano: “Vós todos sois irmãos!”

IMG0684
IMG0683