Cristo Ressuscitou! Aleluia! É Cristo que vence a morte e o pecado!

A celebração da Semana Santa na Catedral Sagrada Família, foi marcada pela participação expressiva dos fiéis, que celebraram a Páscoa do Senhor com o coração exultante de alegria pela vitória de Cisto sobre a morte e o pecado!

Redação | Terça, 03 Abril 2018 10:34
Cristo Ressuscitou! Aleluia! É Cristo que vence a morte e o pecado! Adriano Menezes;Marcus Simi;Mayara Lamenha

Celebrar o Tríduo Pascal é rememorar a história da Salvação da humanidade, é dizer sim ao amor e a vida. Este ano as celebrações emocionaram ainda mais os participantes com as apresentações em todas as missas do revitalizado Coral Sagrada Família.

A celebração do Domingo de Ramos deu início a Semana Santa. Relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém, centenas de fiéis, rumando a Catedral, desde a residência episcopal, balançavam seus ramos entoando cânticos ao Filho de Davi.

Na quinta-feira pela manhã, Dom Luiz presidiu, com a concelebração de todos os padres diocesanos e religiosos, a missa Crismal. É nesta ocasião que todos eles atualizam suas promessas sacerdotais, também é nesta missa, que o Bispo consagra o santo óleo do Crisma e abençoa o óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos.

Este é um momento de extremo significado, o óleo do Crisma, o único que é consagrado, e que é utilizado em diversos sacramentos, é preparado pelo bispo, que antes de proferir a oração de consagração, mistura bálsamos e essências e seguindo o rito litúrgico faz o sinal da cruz soprando sobre o recipiente.

Os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos são abençoados e cada um deles tem uma oração própria. Ao final da missa os óleos são distribuídos para a utilização nas paróquias do território diocesano. Uma nova consagração e benção de óleos só volta a acontecer na mesma ocasião no próximo ano.

Na noite de quinta-feira ocorreu à abertura do Tríduo Pascal, esta celebração é marcada pela Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e um dos mais significativos gestos, o lava-pés, foi presidida pelo vigário da Paróquia Catedral, padre Rodrigo A. da Silva.

Durante a celebração e para imitar um gesto do próprio Cristo, o sacerdote lavou os pés de doze pessoas que simbolizavam os doze apóstolos. O próprio Senhor serviu com sua vida e com seu amor a toda a humanidade, o Senhor do céu e da terra se humilha e lava os pés dos seus discípulos, deixando claro o exemplo a ser seguido: somos chamados a servir com humildade os irmãos e irmãs, ajudando na fraternidade e no amor.

Às 15 horas da Sexta-Feira Santa, teve início a Solene Ação Litúrgica, este é o único dia do ano em que a Igreja Católica no mundo inteiro não celebra missas e comumente, nenhum sacramento, é o segundo momento do Tríduo Pascal. Jesus redimiu o gênero humano e morrendo destruiu a morte, ressuscitando restaurou a vida. A leitura do servo sofredor nos lembra que tudo se realiza na pessoa do Cristo. Esta cerimônia tem preces universais pela Igreja e é marcada especialmente pelo beijo da Cruz. O gesto de entrega e amor do Cristo foi lembrado também através da celebração da Via Sacra, que aconteceu às 19 horas.

No Sábado, o grande dia da Ressurreição, às 20h30, teve início à celebração da luz. Luz que vence as trevas e Ressurreição que vence a Morte. A esperança de todos é renovada mais uma vez, Cristo ressuscita para todos.

Nesta celebração, presidida por Dom Luiz, realizada na véspera do dia da Páscoa, aconteceu a Benção do Fogo Novo e da Água. Depois da benção do Fogo e com todos já dentro da catedral, os fiéis puderam acender suas velas no Círio Pascal e renovar suas promessas batismais. Três catecúmenos foram batizados, morrendo para a vida antiga e ressuscitando com Cristo, outros jovens receberam o sacramento da Crisma.

As celebrações do Domingo de Páscoa aconteceram em dois horários, de manhã presidida por Dom Luiz, onde aconteceu a iniciação a vida eucarística das crianças da catequese e a noite, celebrada pelo Bispo Emérito Dom Emílio Pignoli.

Cristo Ressuscitou! Ele que passou da morte para a vida, fortifique nossa esperança.

IMG9405-1
IMG9587
IMG9537
MG9579
IMG0174
IMG0193
MG9950
IMG0950
IMG1010
IMG0434
IMG8019
IMG9821
IMG9666
IMG0397
IMG0563
IMG0552
IMG8116
IMG8023
IMG8056
IMG8623
IMG9260