fbpx

Apostolado da oração se reúne em ‘retiro on-line’ no 7 de setembro

Redação | Quarta, 09 Setembro 2020 18:11
Apostolado da oração se reúne em ‘retiro on-line’ no 7 de setembro Douglas Fernandes

Como acontece há quatro anos, no dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil coordenadores do Apostolado da Oração participaram do retiro anual. Este ano por conta da pandemia do novo coronavirus o número de membros presentes foi reduzido a vinte por cento, os demais puderam acompanhar ao vivo a transmissão pelas redes sociais diocesana de todos os momentos.

A Santa Missa, às 15 horas, marcou o início do retiro e foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio Guedes e concelebrada pelo Padre César Rossi (Assessor Diocesano do Apostolado da Oração). Em sua homília, o bispo diocesano, falando sobre o papel fundamental da Igreja, reiterou o importante papel do movimento: “É muito importante o que as senhoras e os senhores que fazem parte desta organização compostas por leigos católicos, que é o Apostolado da Oração, e que tem por finalidade a santificação pessoal e a evangelização, fazem. As vossas orações pela Igreja, e todos somos Igreja, tem a importante missão de tornar presente Jesus com o seu projeto de vida que é a construção do reino de Deus, um Reino que é vida em abundância para todos”.

O retiro acontece há 18 anos, há quatro anos na Catedral Diocesana Sagrada Família, e o tema proposto para meditação central foi: “Coração de Jesus, amor que cura”. A pregação principal foi feita pelo Padre Alex Brito, dos Arautos do Evangelho.

Falando sobre cura interior, padre Alex, em seu discurso coeso e preciso ensinou maneiras para aceitar o perdão e também perdoar, como parte do processo de cura do coração: “É preciso quebrar a resistência em dar o perdão. É importante rezar e pedir a graça de perdoar, porque foi Jesus que nos ensinou que devemos perdoar: “Pai perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem”.

Padre César, que participou de todo o retiro, frisou em seu agradecimento sobre a espiritualidade do Sagrado Coração revelado nas palavras de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida”.

Este ano o retiro sem os mais de mil e quinhentos membros participantes do ano passado e realizado de forma reduzida e transmitido pela primeira vez com grande audiência, revelou a espiritualidade dos membros do Apostolado Coração, também conhecido, mais recentemente, como Rede Mundial de Oração do Papa.

No Brasil, o Apostolado da Oração surgiu no dia 30 de junho de 1867, no Recife, na Igreja Santa Cruz. O movimento está presente em 98 países e tem mais de 36 milhões de pessoas participando. No Brasil são três milhões os membros ativos e na Diocese de Campo Limpo, em quase a totalidade das paróquias ele está presente formando um verdadeiro exército em oração com o Papa pelo Sagrado Coração de Jesus e pelo bem da humanidade.

IMG0224
IMG0370
IMG0366
IMG0361
IMG0315
IMG0309
IMG0223
IMG0252
IMG0235
IMG0255
IMG0233
IMG0279
IMG0208