fbpx

Dom Luiz emite carta pastoral com orientações para a abertura gradual das igrejas na diocese

Diocese de Campo Limpo começa gradualmente, a partir do dia 06 de julho, a retomada das celebrações com a presença de fieis seguindo orientações sanitárias de saúde para evitar a proliferação do corona vírus.

Redação | Quarta, 01 Julho 2020 12:27
Dom Luiz emite carta pastoral com orientações para a abertura gradual das igrejas na diocese

Depois de um período de 107 dias de suspensão de participação dos fieis nas celebrações presenciais, devido à pandemia do novo coronavírus, Dom Luiz Antônio Guedes, emitiu uma carta pastoral de orientações para a retomada gradual das celebrações comunitárias a partir do dia 06 de julho.

Isto só foi possível depois do Protocolo aprovado pela Prefeitura do município de  São Paulo para a retomada das atividades nos escritórios das Igrejas Católicas, apresentado pela Comissão das Dioceses e Eparquias da cidade de São Paulo, composta por representantes indicados pelos respectivos bispos diocesanos e considerando as orientações das Autoridades Sanitárias, bem como as Orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre as medidas de segurança para evitar a proliferação do vírus, estão: iniciar com uma ocupação máxima de 20% da igreja; disponibilizar álcool em gel na chegada e saída dos fieis; celebrações de no máximo uma hora; o uso obrigatório das máscaras; distanciamento mínimo de um metro e meio entre os participantes; intervalo de no mínimo duas horas, entre as celebrações, para limpeza e desinfecção do espaço celebrativo objetos litúrgicos. A igreja que optar pela reabertura neste momento, nenhuma paróquia ou congregação religiosa está obrigada a iniciar este processo agora, precisará se adequar para a abertura.

A carta reforça ainda sobre a continuidade das missas transmitidas através das redes sociais, permanecendo em vigor a dispensa do cumprimento do preceito dominical e dos dias santos de guarda.

Veja abaixo a carta pastoral na íntegra e as orientações para a reabertura gradual:

Carta Pastoral sobre a Flexibilização e Abertura das Paróquias da Diocese de Campo Limpo
Orientações para a retomada gradual das celebrações comunitárias na Diocese de Campo Limpo

 

 

Orientações para a retomada gradual das celebrações comunitárias