Inspirada no Santuário de Schoenstatt de Belmonte, em Roma, a diocese de Jundiai (SP) elaborou 10 dicas importantes para orientar os fieis a se prepararem para as celebrações à distância, transmitidas pela internet ou pela TV.

CNBB | Segunda, 23 Março 2020 11:51
Como se preparar para a missa em casa durante a quarentena imposta pelo coronavírus? Arquivo Diocesano

1 - Prepara a tua mente
Não é uma transmissão qualquer. É a Missa. Toma consciência do que será transmitido.

2 - Prepara o teu espírito
Entra no clima como se estivesse entrando na Igreja. Convida o Senhor para visitar a tua casa.

3 - Preparar o teu corpo
Que o exterior corresponda ao interior. Tira o pijama! Levante-te da cama. Arruma-te!

4 - Prepara a tua casa
Cria um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, o crucifixo, a Bíblia aberta. Tua casa é a Igreja doméstica.

5 - Evangelize
Reúna tua família para rezarem juntos: nada de barulho, distrações ou conversas paralelas.

6 - Participe ativa e efetivamente
Respondam e cante juntos a transmissão.

7 - Liturgia da Palavra
Escute a Palavra de Deus com o coração aberto: ouça ou acompanha as leituras na Bíblia, nos subsídios ou mesmo nos aplicativos de celular.

8 - Liturgia Eucarística
Cristo se faz presente com seu corpo, sangue, alma e divindade! Na consagração, coloquem-se de joelhos, adorando piedosamente o Senhor.

9 - A Comunhão Espiritual
Reze a seguinte oração, enquanto o padre comunga por si e pela comunidade paroquial.
“Meu Jesus,
eu creio que estais presente
no Santíssimo Sacramento.Amo-Vos sobre todas as coisas
e minha alma suspira por Vós, mas,
como não posso receber-Vos agora,
no Santíssimo Sacramento,
vinde ao menos espiritualmente
a meu coração.Abraço-me convosco
como se já estivésseis comigo:
uno-me convosco inteiramente.
Não permitais que eu algum
dia me separe de Vós.Ó Jesus, sumo bem
e doce amor meu,
inflamai meu coração,
a fim de que esteja
para sempre abrasado
em Vosso amor.
Amém!”(Oração atribuída a Santo Afonso Maria de Ligório)

10 - Começa a nossa missão
Encaminha o link da transmissão das missas para outras pessoas que não puderam acompanhar ao vivo. Anuncie o Querigma, compartilhando uma palavra de ânimo, de acordo com a Liturgia da Palavra, nos grupos que você faz parte.

Missas nos meios de comunicação

A Pastoral da Comunicação (Pascom-Brasil) fez um levantamento junto às emissoras de televisão de inspiração católica para divulgar dias e horários das missas televisionadas. Algumas destas emissoras também oferecem a transmissão pela internet.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo José Pinheiro, recorda uma forma de estar em oração e em sintonia com a Igreja é por meio da meditação da Liturgia Diária sozinho ou em família: “mas é bom lembrar, sem aglomerações ou sem reunir gente de fora”, destaca padre Leonardo. Neste Tempo da Quaresma, além da liturgia do dia, é possível intensificar a leitura e meditação da Palavra de Deus, o terço e a Via Sacra.

Comunhão Espiritual

“Todos são chamados, mesmo não comungando concretamente como fariam se estivessem nas celebrações, a fazer sua comunhão espiritual, isto é, no momento da comunhão em suas casas unirem seu coração com toda a igreja cultivando no coração o desejo de estar recebendo o corpo do Senhor e juntando sua prece às preces de toda a Igreja, sobretudo para que se supere logo este momento da pandemia que estamos enfrentando. Estaremos assim unidos pela força da fé e pelas ondas dos meios de comunicação”, orienta o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB.

Restrições a aglomerações

Pensando na prevenção ao novo coronavírus e acatando determinações e orientações das autoridades, dioceses brasileiras têm dispensado os fiéis do preceito dominical e determinado que os padres celebrem de forma privada. Essas medidas significam que as missas com participação do povo de Deus estão suspensas e os padres celebrarão sozinhos.