Pastoral da Saúde realiza romaria ao Santuário Nacional de Aparecida

CNBB | Segunda, 20 Janeiro 2020 11:08
Pastoral da Saúde realiza romaria ao Santuário Nacional de Aparecida CNBB

Os agentes da Pastoral da Saúde que atuam nas arquidioceses e dioceses de várias regiões do Brasil participarão, no próximo dia 08 de fevereiro, sábado, da IX Romaria Nacional da Pastoral da Saúde e da XV Romaria do Regional Sul 1 da CNBB ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), no qual estarão celebrando o Dia Mundial do Enfermo, celebrado todos os anos, no dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes.

Este ano, o tema comum das romarias será “Maria, Mãe da Vida e da compaixão Solidária”.

O evento organizado pela Pastoral da Saúde pretende reunir cerca de 30.000 romeiros, na sua maioria integrantes da Pastoral da Saúde provenientes de várias regiões Brasil.

O bispo de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde, dom Roberto Francisco Ferrería Paz e o bispo de Presidente Prudente e referencial da Pastoral no Regional Sul 1,  Dom Benedito Gonçalves dos Santos, como diversos sacerdotes, religiosos (as), leigos e leigas de várias arqui/dioceses já confirmaram presença.

Para José Gimenez, coordenador regional da Pastoral da Saúde, essa romaria “é um momento  celebrativo para nosso Agentes,  para celebrarmos juntos o Dia Mundial do Enfermo e um momento também de reanimar, não só os agentes que se dedicam a missão desta Pastoral, mas também agentes que atuam junto a área da saúde”.

Ainda segundo José Gimenez, a programação começará às 5h com a reza do Terço, intitulado Terço da Saúde , junto à imagem de Nossa Senhora, a Missa no Santuário será celebrada às 9h da manhã. Em seguida, haverá um Encontro com todos os Agentes da pastoral da Saúde no auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário.

A Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio-Transformadora.

Três dimensões: A Pastoral da Saúde ainda atua em três dimensões: Solidária – busca a vivência e a presença samaritana junto aos doentes sofredores nos hospitais, domicílios e comunidades, atendendo o ser humano nas suas dimensões: física, mental, social e espiritual; Comunitária – visa implementar ações de prevenção e promoção de saúde, relacionando-se com instituições da área de saúde pública e desenvolvimento de projetos afins. Procura valorizar o conhecimento, a sabedoria e a religiosidade popular em relação à saúde; Político Institucional – atua junto aos Orgãos e Instituições Públicas e Privadas que prestam serviço e formam profissionais na área de saúde, participando ainda dos Conselhos de Saúde (locais, distritais, municipais, estadual e nacional) e de Assembleias, buscando a humanização do Sistema de Saúde, fiscalizando e denunciando quando necessário.

A Pastoral é coordenada no Regional Sul 1 por José Gimenez. O Regional Sul 1 conversou com ele sobre a romaria e convidou a todos à participarem desta iniciativa.