Rádio Vaticano em ondas curtas presente na Amazônia

Com a aproximação do Sínodo dos Bispos para a região Amazônica, a Rádio do Papa levará a voz e a mensagem do Papa a mais de 25 milhões de pessoas. O Programa Brasileiro poderá ser seguido através das ondas curtas às 22h, no horário de Brasília na frequência de 7.305 Khz.

Vatican News | Quinta, 01 Agosto 2019 11:05
Rádio Vaticano em ondas curtas presente na Amazônia Vatican Media

Há mais de 61 anos, o Brasil ouve a voz do Papa através da Rádio Vaticano. Depois de um período de ausência, neste dia 1º de agosto o Programa Brasileiro da Rádio do Papa volta a transmitir em ondas curtas para a Amazônia.

Com a aproximação do Sínodo dos Bispos para a região Amazônica, a Rádio do Papa demonstra assim a sua atenção para com uma parte do Brasil que faz do rádio o seu principal instrumento de comunicação. Novamente, a voz do Papa poderá ser ouvida pelas mais de 25 milhões de pessoas que habitam o pulmão verde do nosso planeta.

A decisão atende à demanda da realidade radiofônica da Amazônia e comprova a importância que a Rádio Vaticano dá aos ouvintes que em todos os lugares do planeta têm o direito de receber, de um modo ou de outro, a mensagem do Sucessor de Pedro.

O Programa Brasileiro poderá ser seguido através das ondas curtas às 22h, no horário de Brasília na frequência de 7.305 Khz, 41 metros, que será transmitido pelo Centro de Greenville, Carolina do Norte – EUA, com uma potência de 250Kw.

Programa Brasileiro

Criado 27 anos após a fundação da Rádio do Papa, em 12 de fevereiro de 1931, o Programa Brasileiro da Rádio Vaticano integra o universo de mais de 40 redações linguísticas que transmitem diariamente ao mundo inteiro a Doutrina da Igreja e o Magistério Petrino.

Em sua trajetória, o Programa Brasileiro acompanhou de perto os pontificados dos Papas Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e, agora, do Papa Francisco.

Em 2014, com o início da reforma das comunicações na Santa Sé, foi criado o site Vatican News, com uma nova direção editorial. Hoje, as Comunicações têm como Prefeito Paolo Ruffini, o único leigo no Vaticano a ocupar a chefia de um Dicastério.

Anunciar a Boa Nova de Cristo, transmitindo os principais eventos relacionados ao Papa e à Santa Sé, é a principal missão da Rádio Vaticano, que trabalha em consonância com a Igreja no Brasil (CNBB), dando voz a todos os seus componentes.

Programação

Atualmente a Rádio Vaticano oferece todos os dias uma ampla programação através das emissoras retransmissoras, via satélite e internet, que pode ser acompanhada em todo nosso país e também no continente africano. Transmitimos também a Audiência Geral, às quartas-feiras, e o Angelus com o Santo Padre, aos domingos.

No Facebook (facebook.com/vaticannews.pt), a página da Rádio Vaticano/Vatican News - Português é acompanhada por mais de 700 mil pessoas. Além disso, existe o aplicativo ‘Vatican Audio’ que oferece toda a nossa programação sonora ao vivo em celulares e tablets.

No Twitter, as notícias da redação podem ser acompanhadas na conta https://twitter.com/vaticannews_pt

No Instagram, siga-nos aqui:  https://www.instagram.com/vaticannews/

Ouvintes

Muitos ouvintes nos escreveram nestes dias dando os parabéns pela volta das transmissões em Ondas Curtas. Entre as muitas mensagens a de Danilo Nonato de Ouro Preto:

“Saudações aos amigos da Rádio Vaticano.
Com muita alegria e satisfação recebo à informação do retorno das Ondas Curtas para Região da Amazônia, decisão assertiva. Conheço um pouco da região, e já constatei que centenas de pessoas ainda recebem notícias somente por ondas de rádio naquela região. O retorno do serviço por Ondas Curtas será relevante para o grande Sínodo da Amazônia e para a propagação do evangelho”.