Regional Sul 1 esteve representado em Encontro Nacional Fé e Política

CNBB Sul 1 | Quinta, 25 Julho 2019 11:32
Regional Sul 1 esteve representado em Encontro Nacional Fé e Política

“Democracia, Políticas Públicas e Alternativas Sociais: Sinais dos Tempos na Construção do Bem Viver” esse foi o tema do 11º Encontro Nacional Fé e Política, que reuniu reuniu pessoas de todo país do dia 12 a 14 de julho, no Instituto Federal de Educação – IFRN, Campus Central, em Natal, RN.

Cerca de 700 agentes de Pastorais Fé e Politica participaram do evento, entre eles, agentes da Pastorais Fé e Política, movimentos, sindicatos e lideranças religiosas e políticas. Também participaram representantes da Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo/SP (REC/S) e do Centro de Fé e Política Dom Helder Camara (CEFEP).

Quem representou o estado no evento foi Mônica Lopes, Coordenadora da Pastoral Fé e Política do Regional Sul 1 da CNBB.  Ela ressaltou que a participação no evento foi importante para ajudar a buscar alternativas para o nosso trabalho em Rede. “Excelente! Levando em consideração o momento que estamos vivendo no país, o encontro cria em nós um estado de esperança que motiva a gente a sair de lá buscando alternativas para transformação. Afinal, esse foi o objetivo do encontro”, frisou.

O encontro refletiu diversos problemas de como a sociedade tem enfrentado nas áreas social, política e religiosa, buscando-se caminhos para a construção de um Brasil mais justo e solidário.

Os temas abordados, na forma de palestras e oficinas de discussão, foram: Democracia, Políticas Públicas e Alternativas Sociais; Protagonismo das Mulheres e Mártires da Caminhada; Democracia, Poder e Religião; Políticas Públicas, Direitos e Participação Popular; Alternativas Sociais e Práticas do Bem Viver; Matrizes Energéticas e Meio Ambiente; Comunidades Tradicionais e Povos Originários; Teologia e os Novos Paradigmas Societários; Economia Solidária e o Bem Viver; Educação, Educação Popular e o Desmonte dos Direitos; Protagonismo da Juventude; A Cultura como Instrumento de Libertação ou do Ódio; A Questão Urbana e o Direito às Cidades; Fé e Política, Movimentos e Escolas no Brasil; Mulheres, Protagonnismo no Enfrentamento da Violência; Espiritualidade Política, Sinais dos Tempos.

De acordo com informação disponível no site do CEFEP, este encontro se revestiu de motivação especial, em comemoração dos 30 anos de fundação do Movimento Nacional Fé e Política: numa luminosa noite do dia 24 de junho de 1989 foi fundado o Movimento Nacional Fé e Política.

Ainda de acordo com o site, o encontro foi uma excelente oportunidade para o reconhecimento mútuo dos esforços realizados por Escolas, Cursos e Grupos de Fé e Política em todo Brasil, especialmente na Região Nordeste. Enfim, o 11º Encontro Nacional de Fé e Política abriu uma ampla reflexão sobre a conjuntura nacional, continental e planetária. “Ela ajudou a manter de pé nossa busca permanente por uma nova sociedade, tendo o Bem-Viver como farol de nossa ação concreta!”

O encontro contou com a assessoria de Frei Beto, Padre Paulo (CEFEP) e Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo de Natal), entre diversas outros conferencistas.

Com informações do site do CEFEP