Em breve teremos um novo site! Fique atento.

Encontro estadual da Pastoral da Comunicação incentiva agentes a comunicar a esperança

Também agentes da Diocese de Campo Limpo participaram do Encontro

Lia Macedo | Quarta, 22 Novembro 2017 14:16

Nos dias  17,18 e 19 de Novembro foi realizado o  22º Encontro Estadual da Pascom no Seminário Santo Antônio na cidade de Agudos, em  São Paulo. Este encontro reuniu cento e três agentes de todas as regiões pertencentes à Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB -  e ofereceu formação e informação aos participantes, além de incentivar a manutenção do  alinhamento estratégico destas pastorais da comunicação no âmbito nacional.

Os agentes foram recebidos na noite de sexta-feira com uma breve cerimônia e, logo após um coquetel foi servido.

No dia seguinte iniciou-se um ciclo de palestras  com o jornalista da Rede Globo Giuliano Tamura. Em suas exposições o profissional abordou temas como a importância da comunicação,  a influência da mídia na mentalidade das crianças, esclareceu o processo de formação de pautas e elaboração de textos para vídeos e mídia impressa. Ainda houve a celebração eucarística presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo de Limeira e referencial  da Pascom Regional Sul 1 da CNBB.  O final do dia foi marcado com o show da Orquestra de Violas ¨Boca do Sertão¨ que apresentou sucessos do compositor sertanejo Belmonte para todos os participantes.

O último dia do encontro iniciou-se com a Santa Missa presidida por  Dom Caetano Ferrari, bispo de Bauru e após a celebração todos se reuniram para conhecer e discutir o posicionamento de cada sub-região do Estado.  Padre Marcus Vinícius, coordenador da Pascom Regional  Sul 1, ressaltou a importância de toda região possuir um padre de referência trabalhando em conjunto com pelo menos dois leigos  para o auxiliarem  nos processos de distribuição de informações e metas para as dioceses que formam cada sub-região.   Também destacou a importância do Documento 99 da CNBB; segundo o coordenador, todo o agente de pastoral deve conhecê-lo com profundidade, portanto incentivou que sejam feitas formações com frequência  sobre este texto em todas as Dioceses da região. Apresentou também os quatro pilares que devem orientar todo o trabalho das pastorais da comunicação que são: Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade.

O próximo Encontro Estadual da Pascom acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2018 na cidade de São Paulo.

IMG8439
IMG8349