Em breve teremos um novo site! Fique atento.

Setor Universidades realiza Curso para Agentes de Pastoral Universitária

Curso aconteceu em Curitiba e contou com a participação de 40 agentes de diversas partes do Brasil. Padre Renato Alves e outros agentes da Diocese de Campo Limpo estiveram presentes.

Luana Kaminski | Sábado, 03 Junho 2017 15:37
Setor Universidades realiza Curso para Agentes de Pastoral Universitária

Com o objetivo de oferecer uma formação integral àqueles que já atuam como agentes de evangelização no âmbito universitário ou que desejam iniciar a experiência de Pastoral Universitária em sua Diocese ou IES, e ainda partilhar experiências de sucesso, o Setor Universidades promoveu no último final de semana (26, 27 e 28 de maio) a IV edição do Curso para Agentes de Pastoral Universitária, no Convento São Boaventura, em Campo Largo/PR.

O curso, que contou com 40 participantes vindos das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, teve por tema central a “Ação evangelizadora no ambiente universitário a partir do pontificado do Papa Francisco”, e começou com a celebração eucarística presidida pelo assessor nacional do Setor Universidades, padre Danilo Pinto dos Santos. Em seguida, Taciane Barros e Wellington Kihara, ambos da equipe de secretaria, desenvolveram uma dinâmica de apresentação dos participantes e apresentaram a Introdução ao Setor Universidades. Logo após, padre Danilo Pinto expôs a visão da Igreja e da Educação segundo Papa Francisco a partir da Evangelii Gaudium.

O sábado (27) também foi marcado por palestras concernentes às encíclicas do Papa Francisco e a ação pastoral na universidade, assim como pela apresentação de dados e reflexão de situações concretas. Na parte da manhã, após a celebração eucarística, com a contribuição do padre Danilo Pinto, os participantes tomaram conhecimento da realidade do Ensino Superior no Brasil a partir do Censo de Ensino Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Na sequência, sob a coordenação do padre Renato Alves foram analisados em grupos dois cases de desafios da Pastoral Universitária, a saber: “O seminarista é um agente de Pastoral?” e “Cultura do Bem viver: Universitários e Redes Sociais”.

Ainda no período da manhã o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, se fez presente no evento e encorajou os participantes na continuidade deste importante trabalho de ação evangelizadora, destacando: “Vocês são protagonistas no areópago que é a universidade, eu não tenho respostas, mas tenho a impressão que vocês estando lá, com o testemunho vão suscitar perguntas secretas, àqueles que tem muitas respostas sem nenhuma pergunta. É importante que possamos proporcionar experiências de Fé e não religiosidade, visto que, o mercado da religiosidade é muito amplo. Lembrem que é muito fácil ser católico dentro da sacristia e dentro da igreja, mas crer fora de lá e especialmente nos ambientes acadêmicos, onde impera a ciência é preciso ter muita fé. Que não lhes falte o Espírito Santo!”

Para a primeira reflexão da tarde, a professora Larissa Menegatti apresentou uma visão sobre “Pastoral Universitária e Família, a partir da encíclica Amoris Laetitia”, destacando alguns dos desafios no contexto das famílias que influenciam a realidade universitária (função educativa, toxicodependência, violência doméstica, relações homoafetivas, questões de gênero, e outras), e a importância de que na atualidade seja superada a ideia de família ideal. Em suma, a professora destacou que a palavra-chave do documento é o “discernimento” e que a atitude inspiradora presente neste é a “misericórdia”.

Em seguida, o professor David Lorenzo conduziu o estudo “A misericórdia como inspiração para a presença da Igreja na universidade, a partir de Misericordiae Vultus”, evidenciando o papel das universidades na elaboração de um pensamento crítico, capaz de assegurar o respeito à condição humana, que liberte o homem através da sabedoria. Ressaltou a vivência da alteridade, no encontro com o Outro que nos impulsiona ao encontro com os outros, sem pretensões de superioridade, sem desrespeito à liberdade particular de cada um. Por fim apontou algumas pistas para a experiência da Igreja nas universidades à luz da misericórdia (o cultivo do Humanismo Cristão; estimulo da educação para e pela cidadania; propiciar um ambiente de respeito à liberdade e pluralidade de convicções).

E por fim, o professor. Humberto Contreras apresentou aos participantes “Elementos de Laudato Sí para ação evangelizadora em âmbito universitário”, concluindo que a prática profissional/acadêmica, ainda que de forma inconsciente, se funde na experiência de fé.
Encerradas as atividades de formação, os participantes foram convidados a participar de um momento de espiritualidade inspirado na dinâmica da Comunidade de Taizé. O momento foi conduzido pelos colaboradores do Setor Universidades, Luana Kaminski e Valcir Moraes, e contou ainda com a colaboração dos Freis Franciscanos.
As atividades do dia foram encerradas com uma Confraternização Temática, que além da explanação da espiritualidade Franciscana, contou com apresentações culturais e comidas típicas do Paraná, como o tão esperado pinhão, milho-verde e cachorro-quente.

O último dia do evento (28), contou com a mesa redonda sobre os eixos da ação evangelizadora no ambiente universitário (Espiritualidade, Reflexão e Socioeducativo), mediada por Taciane Barros e com a participação dos professores David Lorenzo, Humberto Contreras e Larissa Menegatti, na qual foi possível identificar e sugerir ações à serem realizadas contemplando os eixos. Dando seguimento ao evento houve o Painel de Experiências Positivas de Pastoral Universitária, mediado pelo padre Renato Alves, no qual foram apresentadas as seguintes experiências: Caminhada Ecológica — PU Campo Limpo/SP; Cine Debate e Diálogo com as IES — PU Caetité/BA; Cursinho Renovação e Café com Fé — MUR Maringá/PR; Grupo de estudos Fé e Razão — PU SINOP/MT; Espiritualidade na Trilha — PUCPR (Curitiba); GOU FAE (Curitiba); Missão nos Setores — PU FAE (Curitiba); Missão Universitária e Missão Solidária Marista — Católica de Santa Catarina/SC; Núcleo de PU Paroquial — Curitiba/PR; Projeto Biomas — Pastoral Faculdade Bagozzi (Curitiba); Projeto Lectionautas.

No final da manhã padre Danilo aproveitou a oportunidade e partilhou outras atividades que serão realizadas pelo Setor Universidades neste ano, entre as quais está o IV Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, que acontecerá de 7 a 10 de setembro, em Manaus/AM. No encerramento do Curso padre Danilo agradeceu a presença de todos, animando-os a seguirem firmes na missão de evangelização e diálogo na universidade. E com a celebração da Eucaristia se concluiu a quarta edição do Curso para Agentes de Pastoral Universitária.

pu11
pu10
pu9
pu8
pu7
pu6
pu5
pu4
pu3
pu2
pu1
pu11 pu10 pu9 pu8 pu7 pu6 pu5 pu4 pu3 pu2 pu1